Senai lança Processo de Certificação Profissional nesta semana

senai

A unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lança ainda esta semana o edital do Processo de Certificação Profissional, que visa reconhecer formalmente os conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários para o exercício de atividades técnicas. A primeira ocupação atendida é a de Técnico em Edificações, que está com inscrições abertas até 16 de setembro e provas marcadas para os dias 26 e 27 de setembro. Para participar do processo, é necessário pagar uma taxa no valor de 6 parcelas de R$267,00, que pode ser dividida no cartão de crédito. 

Até o fim de 2016, também serão disponibilizadas as Certificações em Técnico em Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva.

É comum encontrar no mundo do trabalho profissionais técnicos com anos de experiências, conhecimento prático de determinadas atividades, mas que, por algum motivo alheio, não possuem diplomas ou documentos que comprovem essas habilidades. Por falta de comprovação, o trabalhador pode perder a chance de conquistar uma vaga, ser dispensado ou, até mesmo, causar prejuízos para a empresa junto a fiscalização trabalhista.

Por meio da certificação, o profissional consegue comprovar, com a credibilidade e idoneidade do Senai, que possui as qualificações necessárias para o exercício das atividades de determinado ramo. Com isso, a indústria consegue aumentar os níveis de produtividade e de qualidade dos produtos, além de ter conhecimento da bagagem de habilidades do empregado, que tem sua profissão reconhecida e atestada por uma unidade de ensino e ganha maior visibilidade no mercado. Desta forma, setor produtivo e sociedade podem contribuir cada vez mais e melhor para o desenvolvimento econômico e social do País.

Com a oferta das Certificações, o Senai visa ampliar a oferta de profissionais certificados no mercado de trabalho; propor normas de competência, favorecendo a criação de referenciais nacionais para a certificação; atender as necessidades de certificação do mercado e promover a inclusão social, por meio da elevação da qualificação e níveis de desempenho dos profissionais da indústria.

O processo de Certificação é rápido e simples. Podem participar trabalhadores, maiores de 18 anos, portadores de certificado do Ensino Médio e que possuam experiência na área que buscam certificação.

O candidato deve se inscrever e realizar provas escritas e práticas, compostas por todo o conteúdo do Curso Técnico ministrado pelo Senai. Se estiver apto, o profissional recebe o certificado de comprovação.

Mais informações podem ser encontradas no Centro de Exames para Certificação – CEC/DF, no Senai Taguatinga, localizado na Área Especial nº 02 Setor “C” Norte, telefone: 61-3353-8742.


Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefone: (61) 3362.6106
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DF conquista oito medalhas nas Seletivas WorldSkills 2017

dry wall ouro capa site CRI6948

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) encerra a participação nas Seletivas WorldSkills 2017 com o melhor desempenho de uma delegação brasiliense no histórico da competição. Foram, ao todo, oito medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro, uma de prata e três de bronze. Trata-se da maior competição de educação profissional das Américas que, neste ano, ganhou nova forma. De 4 de julho a 11 de agosto, foram realizadas 43 provas em 32 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. Os competidores que alcançaram o lugar mais alto do pódio têm a possibilidade de compor a equipe brasileira que irá a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro de 2017 para a WorldSkills Comepition. Para carimbar o passaporte, os jovens precisam manter o índice internacional, exigido pela organização do torneio.

corpo materia CRI6603

Os alunos do DF bateram o resultado de 2010, quando a capital federal garantiu três ouros, duas pratas e quatro bronzes, na Olimpíada do Conhecimento realizada no Rio de Janeiro. “O resultado deste ano é fruto de muito trabalho. Só tenho que agradecer a Deus, aos professores da Casa - se não fossem eles, não teríamos um resultado assim, e aos competidores pela dedicação e responsabilidade dada ao Senai durante todo esse tempo”, diz Eliséia Tavares, coordenadora da Olimpíada do Conhecimento no Senai-DF. Eliséia reitera que é “inenarrável” a sensação de dever cumprido. “Estou muito feliz com o resultado de todos eles. É óbvio que temos que melhorar em muitas áreas, mas vamos conseguir”, encerra.

Nas Seletivas WorldSkills 2017, os competidores são desafiados a cumprir tarefas que simula o dia a dia do trabalho nas empresas. Os competidores são jovens de até 22 anos que conseguiram os melhores desempenhos nas ocupações em testes realizados em cada departamento regional do Senai em todo o País. Durante as Seletivas, o DF teve 23 representantes, em 21 ocupações. Os brasilienses passaram por 20 estados, do Amapá a Santa Catarina, de Goiás ao Amazonas.

Os medalhistas

As quatro medalhas de ouro conquistadas pelos jovens do Senai-DF foram nas ocupações de DryWall e Estucagem; Aplicação em Revestimento Cerâmico; Marcenaria; e Refrigeração e Ar Condicionado.

Dryewall corpo materia CRI6309

Wanderson Carlos Coimbra dos Santos, foi o primeiro dos alunos da capital federal a conquistar o ouro. As Seletivas de DryWall e Estucagem foram realizadas em Manaus (AM), de 25 a 28/7. A prova durou 20 horas e foi dividida em quatro módulos. Os competidores foram avaliados quanto a estruturação, chapeamento, tratamento de junta, estucagem e moldura. Foram dezenas de medidas, níveis e esquadros analisados até chegar na nota final. E cada milímetro executado diferente do que foi proposto pelos avaliadores foi passível de perder ponto.  

"Essa experiência para mim se resume em uma palavra: superação", comentou orgulhoso Wanderson Santos. O campeão passou mal, tomou soro na veia e, em alguns momentos, precisou fazer as provas sem se alimentar porque não conseguia comer. Mas, mesmo com todos esses percalços, ele foi um dos poucos que conseguiu finalizar todos os módulos da prova. E, para o representante do Distrito Federal, tem uma razão para tudo ter saído tão bem: "Devo tudo ao meu professor, o Mateus, ele é como um pai para mim. Se ele não tivesse feito tudo que fez, eu não teria conseguido", afirmou o medalhista.

foto gilberto

As competições de Aplicação de Revestimento Cerâmico também foram realizadas de 25 a 28/7, neste caso, em João Pessoa (PB). Gilberto Ferreira do Santos foi o grande campeão da modalidade profissional.

Disputando contra o seu maior oponente, o relógio, o jovem teve apenas 18 horas, divididas em três dias, para criar uma verdadeira obra de arte com cerâmicas. Com cortes precisos e milimetricamente calculados, Gilberto retratou, em uma parede de alvenaria, uma paisagem de Abu Dhabi, uma pessoa em pé sobre uma prancha de stand up paddle e, no chão, o numeral 16.

refrigeracao seletivaJá nesta semana, de 8 a 11 de agosto, ocorreram as Seletivas de Refrigeração e Ar Condicionado. Hoje (12), foi a vez de Wisley Silva Pereira subir ao lugar mais alto do pódio, em Cabo de Santo Agostinho (PE). O aluno recebeu a medalha de ouro sob lágrimas. Ao descer do pódio, abraçou-se com seus instrutores, Joaquim Venâncio e Willian Grassioti, compartilhando a conquista com aqueles que dividiram com o jovem a preciosidade do conhecimento. “Foi muito emocionante, porque o nível da prova foi bem elevado. Graças a Deus, conseguimos o ouro – eu e meus instrutores. Agora, podemos comemorar”, disse o melhor profissional de Refrigeração e Ar Condicionado do País.

A prova de Wisley, promovida na Escola Técnica Senai Cabo, consistiu em montar um sistema de refrigeração, fazendo um letreiro escrito OC 2016, de tubo de cobre. A tubulação precisou, ao fim, congelar e ficar toda branca, tal qual um painel de publicidade. Dentro desse processo, eles tiveram que seguir as normas da área de refrigeração. Já o segundo e o terceiro módulo, os jovens precisaram descobrir e resolver defeitos elétricos e mecânicos. Ao todo, foram 19 horas de provas.

movelaria ouro

Fábio Serpa Crisóstomo, por sua vez, consagrou-se o melhor do Brasil em Marcenaria. As provas, também realizadas nesta semana, foram promovidas em São José dos Pinhais (PR). O aluno teve apenas 18 horas, divididas em 3 dias, para a construção de uma peça que contemplava uma caixa em estrutura de chapa de compensado revestido, uma base em estrutura maciça, como suporte para a estrutura da caixa, uma porta e uma gaveta que completavam a peça.

img site

O competidor acredita que o diferencial perante os demais foi manter o foco e a concentração. "Durante a prova, eu não ficava preocupado se o outro estava mais adiantado que eu. Eu estava confiante no meu trabalho e no meu treinamento. Eu sabia que o resultado não seria diferente que trazer a medalha de ouro para casa", destaca Fábio.

As demais medalhas do DF foram: uma prata, em Instalações Hidráulicas e a Gás, com o aluno Randerson Cordeiro; e três bronzes em Eletricidade Industrial (Washington Luís Mendonça Júnior); Tecnologia Automotiva (Áthila Côrtes); e Funilaria (Mateus Charles).

O Senai – inovação curricular e tecnológica

O processo das Seletivas não permitem, apenas, selecionar os jovens que irão à WorldSkills Competition, maior torneio de educação profissional do mundo, realizada a cada dois anos nos cinco continentes. Ele permite a atualização das grades curriculares dos cursos das Escolas Senai, além do up grade tecnológico que as capacitações necessitam. Isso porque para formar um jovem que atenda as exigências internacionais feitas pelo torneio, o Senai precisa colocar à disposição dos jovens competidores novos processos e ferramental de ponta, mesmo aqueles que ainda não foram testados ou que ainda não chegaram no mercado local.

curso tecnico senai capa“Muita pesquisa, viagens nacionais e internacionais para network, aquisição de novas máquinas e equipamentos em geral. Tudo isso faz parte do processo das Seletivas. É conhecimento e atualização tecnológica que voltam paras as salas de aula, para que os estudantes que fazem Senai estejam preparados para um mercado de trabalho em contínua renovação e que requer profissionais cada dia mais especializados”, reforça Eliséia.

Aqueles que tenham interesse em buscar qualificação profissional no Senai-DF, do nível técnico ao aperfeiçoamento, podem consultar os cursos disponíveis para o segundo semestre deste ano, no link site: www.sistemafibra.org.br/senai 

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)

Sesi e Senai-DF ampliam atendimento no Gama

 modelagem corpo materia IMG 6906

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) iniciam, neste segundo semestre, diversas atividades gratuitas em mais uma unidade remota do Sistema Fibra, neste caso, no Setor Leste do Gama. Trata-se de uma parceira de cooperação técnica firmada entre o Sesi/Senai-DF e a Ação Social João XXIII, que tem por objetivo associar a oferta de programas de educação profissional e continuada à política de desenvolvimento econômico da região, assim como fortalecer o suprimento de pessoas qualificadas para atendimento às demandas da indústria local.

A primeira oferta de cursos já está programada. São cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, com cargas horárias que variam de 20h a 210h. As opções são Assistente Administrativo (200h); Operador de Microcomputador (200h); Modelagem Industrial (210h); Eletricista Instalador Residencial (200h); Administração de Finanças Pessoais (20h); e o Novo Acordo Ortográfico (20h). Todas as turmas têm previsão de início em 1º de agosto, divididas nos períodos matutino e vespertino.

Para adequar os ambientes de ensino e atender a comunidade com mais eficiência e qualidade, o Sistema Fibra tem realizado diversas melhorias no local. Até o momento, foram trocados os forros das salas, toda instalação elétrica foi refeita, a iluminação trocada, as portas e o mobiliário são novos, entre outras iniciativas. As cozinhas também estão passando por reforma para a atender a oferta de cursos na área de alimentos. Toda a área possui 1,5 mil m².

Para o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, o fortalecimento da indústria passa por uma gestão socialmente responsável. “Desenvolver ações de educação profissional, privilegiando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e rotinas de uma determinada ocupação permite não só o aumento da competitividade do setor industrial, bem como facilita aos educandos o ingresso no mercado de trabalho”, diz.

Inscrições

Para efetuar as inscrições, o candidato deve comparecer à unidade - no endereço Área Especial 7/9, Setor Leste, Gama/DF - portanto comprovante de residência; de escolaridade; CPF e RG; e duas fotos 3x4 coloridas.

As inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas de cada curso.

Mais informações podem ser obtidas no número: (61) 3484-2310.

Histórico da Ação Social João XXIII

Em meados dos anos 60, famílias carentes que ocupavam invasões no Plano Piloto foram transferidas para o Gama. À época, um pequeno grupo de voluntárias decidiu acolher a nova comunidade que migrava para a região. Decorrente da necessidade de dar apoio à essas famílias, nasceu, em 27 de agosto de 1965, a Ação Social João XXIII. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, filantrópica, que desenvolve trabalhos de assistência social, por meio de cursos profissionalizantes, alfabetização de jovens e adultos, grupos de idosos, visitas domiciliares, entre outras atividades.  

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)
Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra

Área de Alimentos do Senai Taguatinga é referência no DF

senai df logo area alimentosCom o objetivo de atender às necessidades de mão de obra para o setor de gastronomia, o Senai Taguatinga investiu na ampliação e na modernização de sua área de alimentos, tornando-a referência em inovação, no Distrito Federal e região. A nova estrutura conta com um espaço de cerca de 900 m², equipamentos e utensílios de última tecnologia, e capacidade para atender até 120 alunos por turno. Com os laboratórios de panificação, confeitaria, chocolateria e cozinha pedagógica, os estudantes poderão aprender, na prática, o que o mercado exige de melhor e mais moderno.

A inovadora área de alimentos do Senai Taguatinga tem atraído a atenção de organizadores de eventos gastronômicos no Distrito Federal. A agência de notícias Metrópoles, por exemplo, escolheu as dependências da unidade como sede da final do Desafio Sous-Chef, previsto para acontecer no próximo dia 14. Dias após, sediará o Concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, fruto de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Conselho Nacional do Sesi. Os finalistas receberão capacitação dos especialistas do Senai em Segurança de Alimentos e Fundamentos da Gastronomia e também do Sesi Cozinha Brasil sobre o Aproveitamento Integral dos Alimentos. “Estes dois eventos serão o marco da inauguração oficial da nossa nova área de alimentos”, afirma a coordenadora de tecnologia e inovação da unidade Taguatinga, Alessandra Machado.

Segundo a gestora, mesmo diante de um momento de crise faz-se necessário buscar qualificação, inovação, criatividade e diferenciação. “O mercado continua em franca atuação e muito exigente”, diz. Diante desse cenário, o Senai atua como peça-chave na capacitação de empresários e de empregados a fim de contribuir para o crescimento do setor por meio da prestação de serviços de qualidade e da oferta de produtos inovadores e diferenciados.

Qualificação profissional
Na área de Alimentos do Senai Taguatinga, o aluno adquire conhecimentos teóricos e práticos. Sua formação é completa e vai desde a postura e o comprometimento ao modo como o profissional se porta. Universitários, jovens e empreendedores buscam os cursos da instituição para iniciar ou impulsionar os negócios. Há, ainda, aqueles que já são empresários e querem se especializar no ramo, e os que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho. “Nós formamos o profissional com competências necessárias a sua plena atuação. Dessa forma, o aluno sai daqui com o conhecimento completo para atuar no setor alimentício”, reforça a coordenadora de tecnologia e inovação.

Programa Alimentos Seguros
O Senai dispõe, ainda, de um amplo portfólio de produtos e serviços na área de Alimentos, a fim de dar suporte à indústria em todas as etapas de produção, desde o campo até a mesa. A entidade oferta o serviço de consultoria técnica por meio do Programa Alimentos Seguros – PAS. Esta solução tem como finalidade aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos, reduzindo desperdícios e contribuindo para a competitividade da indústria do setor e a redução dos riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) aos consumidores. Ao adotar medidas preventivas, o empresário evita consequentes prejuízos decorrentes de práticas inadequadas à imagem da empresa.

ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178