Senai-DF sedia capacitações na área de energia

Procurar maneiras mais ecológicas de produção de energia e entender o impacto dessa produção no planeta devem ser preocupações constantes. Para atender a essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) realizou dois treinamentos nesta semana na unidade de Taguatinga, ambos em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência responsável pela cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, do Sistema FIBRA e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

A capacitação em eficiência energética teve como foco os sistemas térmicos de aquecimento, com destaque para a instalação em indústrias, e teve a participação de 21 professores e consultores dos departamentos regionais do Senai do Distrito Federal, de Goiás, de Mato Grosso, de São Paulo e de Santa Catarina. O curso ocorreu de 2 a 6 de outubro (40 horas de aula). O primeiro módulo ocorreu nesta semana no Senai Taguatinga e o segundo será em Goiânia (GO).

Essa capacitação vai permitir a inclusão de cursos nas áreas de eficiência energética e de energias renováveis no portfólio do Senai. Na área de energia elétrica, por exemplo, os professores já têm bom domínio, mas a térmica – com termodinâmica, caldeira, vapor – é mais complexa. O treinamento teve partes teóricas e oficinas práticas, com análises de gases de queima em caldeiras, imagens dos isolamentos térmicos, custos de combustíveis e dados de consumo de vapor ou água quente.

Para possibilitar um treinamento prático mais eficaz, foi feita uma parceria com um hospital e com uma indústria de alimentos. Assim, os instrutores participantes puderam analisar as instalações e sugerir melhorias.

curso giz tecnicos DNsenai capactacao taguatinga sistema fibra cristianocosta

Sistema fotovoltaico

As Cooperações Técnicas do Brasil e da Alemanha se juntaram para implementar projetos em benefício de outros países. Assim, foi lançado o Programa de Desenvolvimento de Capacidades, para suprir demandas de países em desenvolvimento por conhecimento técnico em áreas onde haja possibilidade de combinar experiências brasileiras e alemãs por meio da execução de cursos de curta duração no Brasil.

Dessa forma, está sendo realizado no Senai Taguatinga o curso de Microgeração Fotovoltaica, com técnicos e gestores públicos de Moçambique. O treinamento, que começou em 3 de outubro e vai até o dia 11, inclui visita técnica, aula prática e realização de plano de trabalho. São 15 participantes, entre representantes do Ministério de Recursos Minerais e Energia de Moçambique e do Fundo Nacional de Energia do país africano.

A iniciativa visa a fortalecer as instituições governamentais que lidam com os temas do Programa de Desenvolvimento de Capacidades: Energia Renovável/Eficiência Energética e Conservação e Uso Sustentável das Florestas Tropicais. O programa tem como regiões prioritárias a América Latina e os países africanos de língua oficial portuguesa.

O instrutor do Senai-DF Claudio Eduardo Pereira foi inicialmente capacitado pela GIZ para ministrar todo o conteúdo, com adequações culturais e de idioma, para a delegação moçambicana. Dessa forma, o Senai-DF tornou-se um centro de capacitação para outros países, dentro da cooperação trilateral.

Casa Solar

No Senai Taguatinga fica a Casa Solar – Centro de Treinamento de Energia Solar. O espaço tem como finalidade principal formar profissionais capacitados na operação do sistema fotovoltaico no Distrito Federal.

A Casa Solar fica em uma área de 100 metros quadrados e a estrutura externa é revestida por placas fotovoltaicas, isto é, que captam os raios solares e os convertem em corrente elétrica. Esse espaço foi aperfeiçoado em parceria com a GIZ. A Casa Solar é utilizada para vários cursos da área de energia oferecidos pelo Senai-DF.

Texto: Aline Reis
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST