Senai-DF apresenta manual técnico de uniformes à ANTT

Utilizados para a identificação e para a padronização de funcionários, os uniformes deixaram de ser apenas uma exigência para se tornar uma ferramenta estratégica de comunicação e de fortalecimento da marca. Atualmente, o uniforme profissional é considerado sinônimo de organização, de confiança, de credibilidade e até mesmo de higiene. Não é à toa que as organizações investem cada vez mais na elaboração de peças que atendam às necessidades do trabalhador, preservando o conforto e o design.

O primeiro passo para desenvolver produtos com essas características consiste na elaboração de um manual técnico de uniformes, documento que contém especificações como tecidos, aviamentos, marcas, modelagens, planejamento de cortes e processos de produção. Para chegar a essas informações, os técnicos de vestuário imergem em uma pesquisa de tecnologias e soluções desenvolvidas de acordo com as necessidades do cliente.

Com o manual técnico aprovado, é necessário confeccionar peças-piloto a fim de testar a qualidade e a funcionalidade. Só depois dessas etapas, o uniforme chega ao empregado, que carrega consigo diariamente a identidade da empresa.

Núcleo de Tecnologia do Vestuário

Para desenvolver um produto de tamanha complexidade e representatividade, faz toda a diferença contar com a expertise de uma instituição como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), que tem, na unidade de Taguatinga, um núcleo dedicado ao vestuário por meio de Serviços de Tecnologia e Inovação. “Nós trabalhamos com foco em oferecer soluções para o cliente, entendendo suas necessidades e desenvolvendo produtos que atendam às demandas. No caso do manual técnico, a elaboração é totalmente personalizada. Acompanhamos a rotina dos trabalhadores e identificamos as características relevantes que devem ser consideradas no momento da produção das peças”, afirma a coordenadora de Tecnologia e Inovação do Senai-DF, Alessandra Sacramento.

uniformes senai antt sistemafibra cristiano costa

Entre os clientes que produziram manuais técnicos com o Senai-DF estão a Polícia Rodoviária Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a ência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que apresentou oficialmente nesta quarta-feira (11) à diretoria os novos uniformes de fiscalização. O projeto de elaboração durou aproximadamente cinco meses e incluiu cerca de 40 itens. Para o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, as peças-piloto refletem a identidade da instituição e representam um antigo desejo dos funcionários: “Nossos agentes queriam uniformes que demonstrassem a credibilidade e o respeito de uma entidade federal fiscalizadora. O Senai identificou nossa essência e estamos muito felizes com o resultado”.

Além do manual técnico de uniformes, a área de vestuário do Senai Taguatinga oferece consultorias a confecções do Distrito Federal com foco em serviços operacionais e melhorias do processo produtivo. Fichas técnicas, modelagem e desenvolvimento de estamparias estão entre os serviços. Para obter mais informações, entre em contato com o Núcleo de Tecnologia do Vestuário do Senai Taguatinga pelo telefone (61) 3353-8753.

Texto: Aline Porcina
Imagens: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST