Senai: Distrito Federal terá representante em torneio mundial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 28 Agosto 2009 18:00
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) terá, pela primeira vez, uma mulher como representante da capital federal na maior competição internacional de educação profissional. A estudante Helena Quintas Simões, 22 anos, representará o Brasil na ocupação Design Gráfico no WorldSkills 2009, que será realizado de 1° a 7 de setembro, em Calgary, Canadá. Medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento 2008, realizada nos estados da Região Sul pelo Senai Nacional, Helena Simões treinou intensivamente desde o segundo semestre do ano passado e enfrentou, neste ano, árduas fases de avaliação com sua concorrente, a paulista Erica Kaori Higa, que foi medalha de prata na competição nacional.
“Há dois anos, treino cerca de oito horas diárias. Muito? Não! É pouco para o que eu quero para minha vida”, disse Helena no encerramento da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento 2009, realizada no início deste mês, no Senai Gama. A jovem se diz animada e preparada para a competição internacional. “Chegar até aqui foi a experiência mais fantástica que já vivi. Eu cresci na vida pessoal e profissional. Aprendi a ter muita responsabilidade, a ter um bom relacionamento com mercado e com o cliente, a lidar com tempo, prazo, e, ainda, trabalhar sobre pressão”, comentou Helena.
Além de todo treinamento, que abrangeu também noções de publicidade, a competidora passou por acompanhamento psicológico, nutricional, médico, odontológico e físico. Segundo o instrutor de Design Gráfico do Senai-DF, Paulo Mendes, “os cuidados foram necessários para que nenhuma ação externa prejudique o desempenho técnico da aluna”.
Helena Simões será a quarta aluna do Senai-DF a representar o Brasil no torneio internacional. Em 1999, o estudante André Luiz Freitas foi medalha de ouro na ocupação Eletricidade Predial, no WorldSkills também no Canadá. Hoje, aos 30 anos, ele é dono de uma empresa de engenharia no Distrito Federal. Houve também a dupla de brasilienses Yarlei Fernandes e Luis Monti, no WorldSkills do Japão, em 2007.
Ao todo, 24 alunos representam o Brasil no Canadá, sendo 22 alunos do Senai e 2 do Senac. O WorldSkills contará com a participação de mil alunos, competidores de 50 países. Em 2007, o Brasil ficou em segundo lugar, na edição que aconteceu no Japão, atrás apenas da Coréia do Sul. Para acompanhar o torneio em tempo real, acompanhe o site: www.senainoworldskills.com.br/