Melhores merendeiras do país competem no Senai Taguatinga

Quinze merendeiras de escolas públicas de todas as regiões do país participaram, nessa quinta-feira (25), da segunda edição do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. A disputa foi nas instalações da área de Alimentos da unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Cada uma das campeãs regionais ganhou R$ 6 mil e uma viagem internacional.

Nos dois dias que antecederam o concurso, as competidoras participaram de oficinas sobre boas práticas de manipulação de alimentos, nutrição infantil e gastronomia com instrutores do Senai. “Esse tipo de ação valoriza essas profissionais, que resgatam a cultura gastronômica da região onde trabalham e a repassam aos estudantes”, afirma a instrutora responsável pela área de Alimentos do Senai Taguatinga, Helena Malvar.

O Senai Taguatinga é referência nacional no Sistema Indústria quando se trata de qualificação no segmento de alimentação. A unidade tem uma área de quase 1.000 metros quadrados, equipamentos e utensílios de última geração e capacidade para atender até 120 alunos por turno. Os estudantes têm à disposição laboratórios de panificação, confeitaria, chocolateria e cozinha pedagógica, onde podem aprender na prática o que o mercado exige de melhor e mais moderno.

Foi nesse espaço, inaugurado em 2015, que as participantes do concurso precisaram provar seu talento ao júrie contar a história por trás das receitas que criaram nas escolas onde trabalham. “Estou completamente apaixonada pela área de Alimentos do Senai-DF. No nosso cotidiano é comum ter que improvisar na cozinha pela falta de estrutura. Aqui a gente teve muito suporte, fora o conhecimento que adquiri”, diz Débora Leal, vencedora da Região Centro-Oeste.

Além do talento das finalistas na cozinha, a competição exigiu a inscrição de atividade de educação alimentar e nutricional promovida pela merendeira em parceria com um nutricionista da região ligado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O júri do concurso foi formado por Marcelo Petrarca, chef do restaurante Bloco C; Mariana Rocha, representante do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU; Lorena Medeiros, do Conselho Regional de Nutrição em Brasília; Alda Oliveira, presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Roraima; e Sofia Marinho, estudante do 6° ano do Centro de Ensino Fundamental 104 Norte, em Brasília.

A coordenadora geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao Ministério da Educação, destacou a dobradinha entre o órgão e o Senai. “O Senai é um parceiro imprescindível. Além de nos ofertar esse espaço, deu às finalistas capacitações que vão ajudá-las no desenvolvimento de suas atividades.”

O concurso é uma iniciativa do FNDE e do Ministério da Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos.

Veja a lista das vencedoras e as receitas que apresentaram no concurso:

Região Centro-Oeste: Débora de Souza Leal Ribeiro – Taquarussu (MS) – Legumes ao Creme de Milho
Região Nordeste: Gilda Rosângela Cordeiro de Souza – Tacaratu (PE) – Caldo Nordestino Nutritivo
Região Norte: Maria Cláudia Ferreira dos Santos – Belém (PA) – Macarronada Paraense
Região Sudeste: Luciana Aparecida Pinheiro – São Sebastião do Paraíso (MG) – Arroz “Mineirim”
Região Sul: Daniela Fernanda Felizardo – Bento Gonçalves (RS) – Polenteca

 

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST