Senai Gama promove troca de livros entre estudantes

dia mundial do livro senai gama ebook sistemafibra

Além de qualificar profissionalmente seus alunos, a unidade do Gama do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) incentiva o gosto pela leitura. Nesta sexta-feira (20), a unidade promoveu, pelo terceiro ano, uma feira em alusão ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, comemorado em 23 de abril.

Foram duas atividades simultâneas: a feira de troca de livros, chamada de Desapega e Pega, e uma exposição com obras sobre Brasília, cujo aniversário de inauguração é comemorado neste sábado (21). A feira anual é uma iniciativa da bibliotecária da unidade, Samara de Sousa, em parceria com a equipe pedagógica. “É uma maneira de chamar a atenção para a importância da leitura. Notamos que nem todos os nossos alunos têm acesso a livros ou mesmo interesse por ler”, explica Samara.

A percepção da bibliotecária reflete uma tendência nacional, que ficou registrada na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro em 2016. Segundo os dados, 30% dos entrevistados nunca compraram um livro. A Região Sudeste (61%) tem o maior percentual de pessoas que se consideram leitoras. O Centro-Oeste vem logo em seguida, com 57%.

Apaixonada por literatura, Cristiane Lima, aluna do curso de Costureira Industrial do Vestuário, aprovou a proposta de trocar livros com os colegas. Ela deixou sete títulos que já havia lido e pegou outros sete, entre novos e usados. “Vim em busca de qualificação e acabei sendo incentivada a ler mais. Ler ajuda a falar melhor e amplia o vocabulário, além de oferecer uma viagem sem sair do lugar.”

dia mundial do livro senai gama fernando sistemafibraO incentivo à leitura também foi um dos itens abordados na pesquisa. Segundo o levantamento, 67% dos entrevistados disseram que nunca foram incentivados a ler. Fernando Gutemberg, do curso de qualificação em Assistente Administrativo, fazia parte dessa estatística, mas encontrou um amigo que o apresentou uma saga de livros infantojuvenis. “Tenho notado que a presença da literatura na minha vida vai me tornar um profissional mais completo”, diz.

Além dos livros impressos, houve uma exposição de plataformas on-line que oferecem obras gratuitas e e-books, como o Google Livros e a Loja Kindle, da Amazon.

Biblioteca

O acervo da biblioteca do Senai Gama é composto por obras voltadas às áreas contempladas pelos cursos oferecidos pela unidade e por periódicos que contemplam, em geral, assuntos voltados à área de Saúde e Segurança no Trabalho. O espaço é um dos que fazem parte do projeto Mala do Livro, iniciativa do governo local para promover a literatura em escolas e em espaços públicos e privados. A biblioteca do Senai é restrita aos estudantes.

Histórico

O Dia Mundial do Livro teve origem na Espanha, em 1926. Inicialmente, a data era comemorada em 6 de fevereiro, em homenagem ao nascimento do espanhol Miguel de Cervantes (1547–1616), autor de Dom Quixote. Em 1930, a data foi transferida para 23 de abril, que marca o dia da morte do autor. Em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) adotou a data como Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, pois a data também marca a morte do espanhol Josep Pla (1897–1981) e do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564–1616).

Texto: Marcus Fogaça
Fotos: Cristiano costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST