Alunos vivem experiência de empreendedores por um dia

Na manhã desta quarta-feira (16), 60 alunos que estão concluindo o curso Técnico em Administração colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula. São estudantes da unidade integrada de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do DF (Senai-DF). Eles cursam a 3ª série do Ensino Médio na modalidade Educação Básica Articulada com Ensino Profissional (Ebep).

Para testar os alunos depois de um ano e meio de capacitação técnica do Senai-DF, foi feita a união de dois projetos: a Feira de Negócios e o Food School. Os estudantes se dividiram em grupos que montaram empresas fictícias, mas venderam produtos reais, como sanduíche, pizza, batata frita, limonada e dindim até invenções que já estão em processo de registro de patente pelos estudantes. Os clientes foram alunos de outras séries, professores e funcionários da unidade.

“Desenvolvemos uma capa impermeável para o banho para facilitar quando alguém está com um membro imobilizado. De silicone e látex, é totalmente moldável. Inicialmente, é tipo uma cola líquida. Quando seca, fica elástica e protege o gesso ou a tala”, explica Mariana Cardoso, de 17 anos, da empresa Querokappas.

feira de negocios sesi e senai df

Empolgada com o quanto o empreendedorismo pode mudar a vida das pessoas, Tauana Nascimento, de 17 anos, que também faz parte da Querokappas, elogiou a iniciativa da escola e faz planos: “O Senai é um norte para nós sabermos para onde devemos seguir. Nós estamos patenteando a ideia, para vender a hospitais e a clínicas”.

Foco no lucro

Além de avaliar os jovens, a atividade teve o objetivo de mostrar que tudo o que foi teoria em sala de aula tem aplicação prática. As notas serão baseadas na lucratividade de cada grupo. “Eles simulam uma atividade real de mercado, em que precisam assumir os riscos que um empreendimento impõe. Se não aplicarem o que foi ensinado, vão ter prejuízo, já que cada aluno investiu um pouco. E o objetivo é devolver o valor investido, com lucro adicional”, explica o professor do curso Técnico em Administração Marlon Jonson.

Os alunos precisaram pensar em todas as vertentes relacionadas a um negócio: investimento, marketing, rentabilidade, gestão do negócio, produção e lucro. “Eu quero ser um empresário social, para tentar solucionar algum problema que a sociedade esteja vivendo. Dessa experiência de hoje, levo para o meu futuro a questão de marketing e a apresentação do produto por meio de uma abordagem diversificada, além de postura e de oratória”, conta Marcus Vinícius Moreira Matias, de 17 anos.

Os alunos que participaram da atividade desta quarta-feira terminam o curso técnico ainda em maio e concluirão o Ensino Médio no fim do ano.

Veja mais imagens do evento no link.

Texto: Aline Roriz

Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST