Centro de Tecnologia abrigará novo laboratório da Microsoft
- Detalhes
- Criado: Segunda, 21 Setembro 2009 12:00
Se sua empresa trabalha utilizando uma plataforma operacional X, mas quase sempre precisa estabelecer comunicação com outra que utiliza um sistema Y, certamente você já deve ter identificado alguns problemas operacionais em seu cotidiano produtivo. No meio de campo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o assunto da vez tem sido simplificado em um único termo, que assusta pelo nome complexo, mas que se configura como uma revolução na comunicação entre os “diferentes”: interoperabilidade.
Para fomentar a pesquisa, gerar projetos de inovação e desmistificar o tema, o Centro de Tecnologia da Informação do Senai-DF (CTI) passará a abrigar um Laboratório de Interoperabilidade de Tecnologia Microsoft. Trata-se do sexto do tipo em todo o Brasil e o primeiro inserido dentro da estrutura de uma escola técnica. O anúncio oficial foi dado em 24 de setembro, na ocasião do Interop Day, evento que marca essa novidade, com extensa programação (veja abaixo) na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA Trecho 3, lote 225). O presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, estará presente no evento.
O objetivo do programa é utilizar as dependências do Centro de Inovação Microsoft (MIC), inaugurado ano passado na unidade, para fomentar a pesquisa em uma das áreas mais importantes do setor de TIC na atualidade: a comunicação de componentes desenvolvidos entre plataformas diferentes. Os outros cinco laboratórios do modelo funcionam hoje em universidades espalhadas pelo País.
“Já utilizamos o MIC como um ambiente de pesquisa aplicada, isto é, para oferecer inovação em tecnologia para as empresas. Com o laboratório, o nosso objetivo não é diretamente desenvolver trabalhos utilizando-se da interoperabilidade, mas capacitar profissionais no DF e fomentar soluções e projetos inovadores dentro dessa temática, em um ambiente de pesquisa”, explica o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico do Senai-DF, Arioston Cerqueira.
Inovação já em andamento
Há três semanas, quatro jovens talentos desenvolvem um projeto chamado Sky Pass, no Centro de Tecnologia - o que pode ser um bom exemplo de interoperabilidade. Na prática, o objetivo é a construção de um sistema mais simples de emissão de passaporte, na qual os interessados preencham todos os documentos via internet e compareçam ao órgão federal responsável apenas para comprovação e tiragem das digitais de identificação. Como se trata de uma prova de conceito, isto é, um simulado, o trabalho será, também, apresentado durante o Interop, como uma das possibilidades do que se pode criar com a interoperabilidade.
“Isso só é possível porque os dados necessários para emissão de passaportes são disponibilizados pelo governo, o que chamamos de open source, ou seja, código aberto. Com a interoperabilidade, nós temos acesso a essas informações e podemos criar esse tipo de serviço inovador. Nossa intenção, com o laboratório, é que as tecnologias Microsoft possam interagir com essas tecnologias open source, por exemplo”, afirma o analista do Centro de Inovação Microsoft do CTI, Gustavo Lago.
Além disso, durante o Interop Day, haverá apresentação do projeto brasileiro vencedor da Imagine Cup 2009, na categoria Interoperabilidade – Prêmio de Reconhecimento. Desenvolvido pela equipe de estudantes Proativa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o projeto tem como diretriz aumentar o alcance do aprendizado à distância e fazer com que estudantes de várias partes do mundo possam estudar juntos, utilizando uma realidade virtual, com interação entre professor e aluno. O Imagine Cup é uma espécie de Copa do Mundo de Computação, que foi realizada de 3 a 7 de julho de 2009, no Egito.
A partir deste ano, o Senai-DF será o responsável pela gestão do Prêmio Nacional de Interoperabilidade no Brasil, concurso que funcionará aos moldes da competição internacional. “Fomos escolhidos estrategicamente, porque possuímos, no MIC, uma base estrutural sólida, além de objetivos claros de fomento à pesquisa”, afirma Arioston.
Na opinião da gerente de segurança e interoperabilidade da Microsoft, Marinês Gomes, o laboratório no DF irá transformar os interessados no tema em “experts”. “As pessoas que se interessam por inovações terão a oportunidade de conhecer plataformas e a dinâmica que faz com que elas se comuniquem. Isso abrirá possibilidades para prospecção de novas ações”, analisa. Sobre a escolha do Senai-DF para fazer a gestão do prêmio, a gerente analisa que os brasilienses sairão à frente com o que há de novidade na área. “Escolhemos o Senai para liderar o projeto, porque reconhecemos que a instituição pode alavancar esse tipo de iniciativa. Interoperabilidade é uma questão-chave para o desenvolvimento do setor de tecnologia hoje. O Brasil ainda é jovem na criação de projetos de interoperabilidade e queremos colaborar para o desenvolvimento dessa área. O prêmio do SENAI constitui um incentivo importante para inserção do tema nas discussões dos estudantes e futuros profissionais de tecnologia da informação e comunicação ”, conclui.
O presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, estará presente no Interop Day. Marcam presença também representantes das universidades Unicamp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Unesp.
Centro de Tecnologia do Senai-DF
A unidade do Senai Brasília, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), teve toda estrutura reformada, interna e externamente, transformando-se no Centro de Tecnologia da Informação do Senai-DF (CTI). Por fora, a unidade recebeu uma arquitetura moderna, com design leve, a fim de remeter a ideia hi tech. O objetivo é que, ao passar pelo CTI, as pessoas identifiquem, de imediato, que ali existe um ambiente de inteligência e capacitação. São nove laboratórios totalmente reequipados, com computadores de memória em torno de 2 GB, monitores LCD, além de datas-shows e lousas interativas Smart Technologies, que fazem parte da nova estrutura interna da unidade. A unidade abriga também o Microsoft Innovation Center (MIC), em uma parceria com a Microsoft. O CTI foi inaugurado em 24 de setembro, em comemoração aos 35 anos da entidade no DF.
Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 100 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 107 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação. Com um modelo baseado em inovação, a Microsoft investe no desenvolvimento e integração de tecnologias que capacitam pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno.
Programação
14h
Abertura de boas vindas, seguida de apresentações de projetos de interoperabilidade, Senai-DF, UFRGS, Unicamp, UFPA, Unesp, USP e coffe break
18h30
Cerimônia de Lançamento Interop Brasília e do 1° Prêmio Nacional de Interoperabilidade, seguida da apresentação do projeto vencedor do Imagine Cup 2009, com coquetel
Mais informações para imprensa
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do DF (Fibra)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883/ 8431-0335