Três projetos definem competidor em Aplicação de Revestimentos

Restam poucas horas para o fim da seletiva de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos que vai definir um competidor para integrar a delegação brasileira na 45ª edição da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. A WorldSkills Competition será no ano que vem, em Kazan, na Rússia. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) participa do torneio desde 1983, quando foi realizado em Linz, na Austrália. 
 
Desde domingo (15), dez competidores de todo o País – entre eles, o representante do Distrito Federal, João Victor Felisbino, de 18 anos – estão reunidos no Senai Guará para a execução dos projetos, que, neste ano, têm como tema a Rússia. Em quatro dias de provas, os jovens têm ao todo 22 horas para preparar as bases (duas paredes e um piso), analisar as especificações e reproduzir com azulejos os três projetos surpresas definidos pela organização.
 
Para a execução dos projetos, os competidores têm à disposição 12 m² de azulejo, divididos igualmente entre quatro cores – branco e três tons de azul. As duas paredes medem 1,50m x 1,90m e o piso, 1,50m x 0,60cm.
 
No primeiro módulo, os competidores tiveram que montar em uma das paredes parte do complexo arquitetônico do Kazan Kremlin, na Rússia. No segundo, o desafio foi reproduzir, em outra parede disponível, o mapa da cidade Kazan. Para o piso, a missão foi escrever o nome de Kazan com azulejos seguindo as especificações do projeto.

capa site 3 1

Acompanhando de perto a competição, o amigo de João Victor e ex-competidor da ocupação Gilberto Ferreira Santos (foto) afirmou estar mandando boas energias para que o DF conquiste mais uma vez o 
primeiro lugar do pódio. Em 2016, ele venceu a etapa nacional e garantiu uma vaga para a 44ª WorldSkills, realizada em outubro do ano seguinte, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Lá, o jovem recebeu certificado de excelência por sua participação.
 
“Tudo o que eu aprendi com esta experiência eu tento passar para o João para que ele tenha um bom desenvolvimento, conclua a prova com sucesso e traga mais uma medalha para o DF”, disse. Após a competição, Gilberto foi contratado pelo Senai Taguatinga como trainee, onde está se capacitando para, em breve, batalhar por uma vaga como instrutor.
 
A divulgação dos resultados da seletiva de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos e a cerimônia de premiação serão na sexta-feira, 20 de julho, às 10h, no auditório do Senai Taguatinga. O aluno que subir no primeiro lugar do pódio poderá compor a delegação brasileira da WorldSkills 2019 se mantiver o índice estipulado pela organização nos simulados realizados até o evento.
 
Além da seletiva de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, o Distrito Federal conta com mais dois representantes esta semana: Marizy da Silva Ferreira, de 19 anos, na prova de Tecnologia de Moda, e  Alan Faria dos Santos, também de 19 anos, em Web Design. Os estudantes estão competindo, respectivamente, em Blumenau (SC) e Natal (RN). Os resultados serão divulgados amanhã (20), pela manhã.
 
 
O DF nas Seletivas WorldSkills 2019
As seletivas brasileiras começaram em 3 de junho e vão ocorrer em 35 municípios de todos os estados e no Distrito Federal até 14 de setembro, com organização do Senai. O DF já disputou seis seletivas e ainda participará de 13.
Além de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, o DF sediou as ocupações de Robótica, de Confeitaria, de Pintura Automotiva e de Funilaria, e vai receber, de 29 de julho a 3 de agosto, as provas de Movelaria.
Nas seis seletivas disputadas, o DF conquistou cinco medalhas – uma de ouro, uma de prata e três de bronze.
 
Medalha
Ocupação
Competidor
Ouro
Funilaria
Lucas Maciel
Prata
Pintura Automotiva
Rodrigo Macário
Bronze
Design Gráfico
Átila Ferreira Assunção
Bronze
Soluções de Software para Negócios
Fellipe Sousa de Mendonça
Bronze
Pintura Decorativa
Liara Mendonça de Morais
 
 
Texto: Aline Porcina
Fotos: Hélio Montferre
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST