Senai qualificará jovens de unidades de internação do Distrito Federal
- Detalhes
- Criado: Quarta, 21 Novembro 2018 13:53
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho no DF e Tocantins e com o governo local para a realização do programa Medida de Aprendizagem. O objetivo é a implantação da aprendizagem profissional para jovens que estão em regime fechado em unidades de internação do sistema socioeducativo e serão contratados na condição de aprendizes por empresas do segmento industrial.
As aulas tiveram início em 16 de outubro, inicialmente com quatro turmas em duas unidades de internação. Trinta jovens da unidade do Recanto das Emas fazem o curso de Pedreiro de Revestimento. Eles terão aulas com professores do Senai Taguatinga. Outros 30 internos da unidade de Santa Maria começaram curso de Assistente Administrativo, com professores do Senai Gama. Os cursos foram escolhidos pelos próprios jovens. A Secretaria de Política para Crianças, Adolescentes e Juventude fez a seleção dos aprendizes.
![]() ![]() |
A previsão de término do curso é agosto de 2019. Os jovens vão cumprir o programa formativo com 400 horas de sala de aula e outras 400 horas de prática profissional simulada. As duas fases serão dentro das unidades de internação. Dessa forma, a prática profissional simulará o mundo do trabalho, com a apresentação de desafios e situações de aprendizagem.
“Fizemos toda a adequação curricular necessária e formatamos o programa de trabalho para levá-lo às unidades socioeducativas. Nossas aulas serão dinâmicas, para manter os jovens animados com a expectativa do que poderão fazer no futuro”, explica a interlocutora da aprendizagem e do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai) no DF, Ana Luzia Brito. O programa busca incluir no mercado de trabalho pessoas que estão à margem da sociedade.
Solenidade
Na tarde de segunda-feira, 19 de novembro, o Ministério Público do Trabalho no DF promoveu no auditório do órgão uma solenidade para o lançamento do acordo com o Senai. “Eu me sinto muito feliz por estar à frente da Procuradoria-Geral do Trabalho e presenciar um dos momentos mais importantes para o MPT do DF, que é a formalização desse acordo de cooperação. Aquilo que vamos proporcionar a esses jovens é fundamental. Nós vamos permitir que tenham acesso a valores e a conceitos que talvez por alguma circunstância nunca tiveram”, disse Erlan José Peixoto do Prado, procurador-chefe do órgão.
O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, destacou o poder transformador da educação. “Com dedicação, você consegue fazer efetivamente que o processo da aprendizagem aconteça. Do ponto de vista de valores absolutos podem ser poucas pessoas, mas, para eles, o Senai vai fazer a diferença”, afirmou.
A juíza Lavínia Tupy Vieira Fonseca representou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios na solenidade, que também teve a presença da defensora-geral do DF, Maria José Silva Souza de Nápolis, e do secretário-adjunto de Política para Crianças, Adolescentes e Juventude, Ricardo de Sousa Ferreira.
A finalidade do acordo de cooperação é contribuir para o resgate da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social, reforçando a importância da formação profissional para alcance de oportunidades no mercado de trabalho. O programa Medida de Aprendizagem também visa a despertar valores humanos para a vida, oferecer desafios e situações de aprendizagem, propiciando o crescimento de cada jovem contemplado.
Psai
O programa de inclusão do Senai é pautado no conceito de diversidade. Desta forma, atende pessoas com deficiência, idosos, quilombolas, indígenas, imigrantes, refugiados e todo público em situação de vulnerabilidade social nos cursos de educação profissional. O respeito à diversidade e a promoção da equidade de oportunidades entre todas as pessoas no processo de desenvolvimento laboral são norteadores do programa.
Texto: Aline RorizFoto da solenidade: Helio Montferre/Sistema FibraAssessoria de Comunicação do Sistema Fibra