Lula se emociona com alunos do SENAI campeões do WorldSKills

Presidente cumprimentou a delegação brasileira, composta por 22 alunos do Senai e dois do Senac, que participou do torneio internacional. Entre eles, Helena Quintas Simões, representante do DF e 8° lugar em Design Gráfico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emocionou-se ao receber, na sexta-feira (23/10), a equipe de alunos do Senai que representou o Brasil no WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Lula afirmou que o País oferece, atualmente, melhores condições aos jovens. “A geração de vocês vai ser mais vencedora, terá muito mais oportunidades do que a minha e a dos pais de vocês. Estou convencido disso. A inovação da indústria brasileira era uma coisa que a gente discutia muito pouco.” Para Lula, o terceiro lugar conquistado pelos 22 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), frente a vários países de tecnologia de ponta, será exemplo citado por ele sempre que inaugurar uma nova escola técnica.

A representante do DF na competição internacional, na categoria Design Gráfico, Helena Quintas Simões, atribui o encontro com o presidente à “honra máxima” em sua trajetória no Senai. “Encerra-se um ciclo iniciado há quase dois anos, quando começamos a treinar para a Olimpíada, na preparação para o WorldSkills e agora no encontro com o presidente”, diz. Para ela, a formação recebida pela entidade oferece competitividade na hora de buscar um emprego, por exemplo. “O ensino está bastante alinhado com o mercado de trabalho internacional, como pude conferir no Canadá”. Mateus Freitas, campeão mundial em eletrônica industrial, também falou sobre o encontro com o presidente. “Fechou com chave de ouro o nosso trabalho. Recebemos o reconhecimento dos nossos familiares, dos nossos amigos e agora do presidente da República que, ao nos receber, demonstra reconhecimento do Brasil como um todo.”

No encontro, Lula, aluno de tornearia do Senai em 1962, foi homenageado pelos alunos com a medalha de ouro da competição e a bandeira do Brasil, carregada no desfile de abertura do evento. O presidente comparou a emoção que estava sentindo ao sentimento que teve no anúncio da vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas. “Eu conto para todo mundo o exemplo da reunião de divulgação da sede das Olimpíadas. Quando você entra naquele plenário e vê lá os americanos, os japoneses, os espanhóis, querendo competir com a gente, e eles, historicamente, sempre ganhadores e nós, historicamente, sempre perdedores, você é tomado de uma emoção. E aí, tudo que é brasileiro fica mais bonito, não é? O amarelo fica mais amarelo, o verde fica mais verde, o azul fica mais azul, e todo mundo emocionado”, brincou Lula.

E completou: “Eu fico imaginando vocês disputarem uma Olimpíada que reúne 51 países e vocês saírem vitoriosos. E, sobretudo o fato de tantos países, considerados ricos e desenvolvidos, ficarem atrás de nós. É a certeza de que, quando a gente quer, a gente pode. E quando a gente quer, a gente vence”.

Na quinta-feira, 22, Helena e Mateus, juntamente com outros 22 alunos, também receberam um diploma de participação no WorldSkills das mãos do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto.

Os 24 alunos representaram o Brasil no Worldskills, realizado em setembro em Calgary, no Canadá, onde competiram com 847 alunos de 51 países. Ao todo, conquistaram quatro medalhas de ouro, quatro de prata, duas de bronze e cinco diplomas de excelência em ocupações como tecnologia da informação, eletrônica, design gráfico, entre outras.

Com informações da Agência CNI,

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883 / 8431-0335

Fotos - Banco de mídia / CNI

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST