Resultados dos desempates das Seletivas WorldSkills sairão 17/12
- Detalhes
- Criado: Sexta, 07 Dezembro 2018 15:41
Esta sexta-feira, 7 de dezembro, foi o último dia das provas da segunda etapa das Seletivas WorldSkills 2019 da semana. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) teve representantes em três ocupações das 17 disputadas nesse período – as provas foram aplicadas em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG).
De 10 a 14 de dezembro, Brasília ainda receberá a seletiva de Vitrinismo. Os resultados de todas as disputas da segunda etapa serão divulgados no dia 17. Os primeiros colocados em cada modalidade poderão representar o Brasil no campeonato mundial das profissões. A 45ª edição da WorldSkills Competition será em Kazan, na Rússia, de 22 a 27 de agosto de 2019.
As seletivas que definirão os membros da delegação brasileira no torneio são organizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na WorldSkills, os competidores, de até 22 anos, precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizam no dia a dia na indústria ou no setor de serviços.
Representando o DF, João Victor Felisbino, de 19 anos, ficou com a medalha de prata na primeira etapa da seletiva e nesta semana foi em busca da vaga na ocupação de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos. Ele treina diariamente há oito meses com o instrutor Jecivaldo de Oliveira, que conquistou certificado de excelência na WorldSkills de Londres, em 2011. A prova da modalidade consistiu em fazer os desenhos com cerâmicas em duas paredes e um piso. Em um dos módulos, ele precisou fazer o desenho do Congresso Nacional. No outro, a vista aérea do Plano Piloto de Brasília. Na primeira parede, havia um item em alto relevo que aumentou o nível de dificuldade da prova.
Liara Morais, de 21 anos, competidora do DF na ocupação de Pintura Decorativa, ficou com a medalha de bronze na primeira etapa da seletiva. Como a representante do Rio Grande do Sul, que ficou com a prata, desistiu do torneio, Liara ganhou mais uma chance de ir para a Rússia. Há dois meses, a jovem treina com Pamela Gazoni, especialista do Senai do Rio Grande do Sul nessa ocupação.
A prova de Pintura Decorativa também foi dividida em módulos: no primeiro, os competidores tiveram de desenhar em uma parede a Catedral de São Basílio, em Moscou, na Rússia. No módulo de técnica livre, a brasiliense optou por desenhar um pavão, utilizando a técnica de estêncil, aplicação de purpurina e mão livre com esponja. Houve, ainda, um módulo de papel de parede, outro de rotulação, com aplicação de adesivos, o módulo da pintura de porta e, por fim, uma prova de velocidade.
O competidor de Movelaria, João Victor dos Anjos, de 18 anos, que terminou a primeira seletiva com a medalha de ouro, precisou novamente mostrar a qualidade do seu trabalho. O jovem é treinado por Fábio Crisóstomo, que trouxe o bronze da WorldSkills 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. No desempate desta semana, os dois competidores precisaram construir um aparador de 70 centímetros com duas portas e uma gaveta. Cada dia da prova foi dedicado a uma etapa da construção do móvel de madeira. Eles fizeram desde os recortes precisos, passando pela colagem da estrutura e pelo preparo das tampas, até a finalização do projeto, deixando-o pronto, lixado e instalado.
O Distrito Federal já garantiu a participação em duas ocupações que não exigiram desempate. Lucas Maciel vai representar o Brasil em Funilaria e Luan Silva Braga, em Sistemas de Drywall e Estucagem. Ambos precisam, assim como os outros, manter o índice em todos os simulados para carimbar em definitivo o passaporte para Rússia.
Acompanhe a evolução das provas de todas as ocupações que foram disputadas em Brasília no Flickr do Senai-DF: https://bit.ly/2LHnF4w.
Texto: Aline RorizFoto: Helio Montferre/Sistema FibraAssessoria de Comunicação do Sistema Fibra