IST já atendeu 149 empresas com consultoria para elaboração do PGRS
- Detalhes
- Criado: Quinta, 11 Abril 2019 17:04
O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do Distrito Federal (IST-DF) executou, desde 2017, 149 consultorias para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Os clientes são estabelecimentos industriais, comerciais e de lazer que produzem mais de 120 litros de lixo não reciclável por dia.
O Iate Clube de Brasília é o empreendimento mais recente a adotar um plano desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Na manhã de terça-feira (9), técnicos do IST apresentaram a integrantes da diretoria e a funcionários do clube a metodologia aplicada. A entrega do PGRS foi feita pelo diretor regional do Senai-DF, Marco Secco. “O principal ponto desse serviço é trabalhar a perspectiva da educação ambiental”, pontuou.
O trabalho do Senai-DF no Iate Clube de Brasília começou em janeiro. A consultoria tem três etapas: diagnóstico, elaboração e apoio na implementação do plano. No diagnóstico, uma das ações é a análise gravimétrica, em que todos os resíduos gerados em 24 horas são analisados com o objetivo de identificar suas características e, assim, elaborar um plano que corresponda à realidade do empreendimento.
A análise gravimétrica no Iate Clube foi feita três vezes. O objetivo foi chegar a um resultado mais preciso, tendo em vista que a produção de resíduos no clube varia de acordo com o movimento ao longo da semana. A partir da análise, foi feita uma média entre os três resultados. A média diária de resíduos produzidos pelo empreendimento é de 606 quilos.
A consultoria também abrangeu o treinamento de colaboradores e de concessionários do clube. Para o comodoro, Rudi Finger, o momento é de mudança de cultura. “Diariamente, pelo menos 2,5 mil pessoas passam por aqui. Buscamos com a consultoria profissionais que nos orientassem corretamente como fazer o gerenciamento dos resíduos. Agora iniciaremos a comunicação direta com o sócio.”
A consultora técnica do IST-DF Isabella Müller explica que a destinação correta do lixo, além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários, possibilita a reinserção de resíduos em cadeias produtivas. No Iate, isso ocorre com o envio de recicláveis para cooperativas e de resíduos orgânicos para projeto de compostagem. “O Iate já tinha uma iniciativa em andamento, mas, com a consultoria, a gente conseguiu reduzir o volume do que é enviado ao aterro para 17% do total gerado”, explica.
A metodologia da consultoria do PGRS foi desenvolvida para atender à Lei nº 5.610/2016, segundo a qual estabelecimentos classificados como grandes geradores de resíduos são responsáveis pela armazenagem e pela destinação deles.
O IST-DF também orienta as empresas atendidas quanto ao cadastro que deve ser feito no Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e na diminuição dos custos e dos desperdícios. Contratada a consultoria, a equipe do Senai-DF inicia os trabalhos até 48 horas depois. A implementação do plano leva de um a dois meses.
Por meio de uma parceria entre o Senai-DF e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), micro e pequenas empresas contam com subsídio de 70% para a consultoria de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, desde que contratem o serviço até maio. Com o subsídio, o preço do serviço cai de R$ 4,8 mil para R$ 1.440. Para contratar a consultoria, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do Sistema Fibra: (61) 4042-6565.
Veja aqui a galeria de imagens.