Alunos e instrutores terão acesso a aplicativos do Google For Education

A partir da última semana de maio, todos os alunos e instrutores dos cursos de aperfeiçoamento, de aprendizagem, técnicos e de qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) poderão usar a ferramenta Google for Education. É uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos, dentro e fora das salas de aulas. O acesso é feito por qualquer dispositivo conectado à internet.

No Distrito Federal, três turmas já utilizam a tecnologia inovadora. Os alunos que estão testando a ferramenta são dos cursos de Assistente Administrativo, de Sobradinho, de Técnico em Eletrotécnica, do Gama, e de Técnico em Redes de Computadores, de Taguatinga.

A ferramenta busca mudar o conceito de utilização do material didático e a metodologia de interação entre aluno e professor, relacionando sempre os conteúdos trabalhados em sala de aula com as soluções disponíveis no mundo digital. O Google for Education já é utilizado por mais de 70 milhões de estudantes e docentes ao redor do mundo. A parceria foi fechada pelo Senai e, gradativamente, os departamentos regionais estão adotando a ferramenta.

O Google for Education oferece vários aplicativos para instituições de ensino de níveis fundamental, médio, técnico e superior. No Senai, o que será mais utilizado, inicialmente, será o Google Classroom (Google Sala de Aula), uma ferramenta simples que ajuda os professores a gerenciar atividades. Com ela, é possível criar salas de aulas virtuais, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedback e ver tudo em um só lugar. Há possibilidade de interação em tempo real para compartilhamento de conteúdo, esclarecimento de dúvidas e agendamento de atividades educacionais.

Para acessar a ferramenta, os alunos receberão login e senha, que lhes darão acesso vitalício ao endereço de e-mail. O login será um e-mail com o final @df.estudante.senai.br, que poderá ser usado mesmo depois do fim do curso.

Aqueles que não tiverem acesso à internet não serão prejudicados no curso por não usufruírem o Google for Education, pois o que estiver disponível na plataforma terá sido apresentado em sala de aula. “A parceria é uma opção a mais de ferramenta para os alunos executarem os trabalhos de forma mais dinâmica. Não é obrigatória a utilização, mas quem não tiver internet em casa poderá recorrer aos computadores da biblioteca da sua escola para acessar a plataforma”, explica o interlocutor regional de Tecnologias Educacionais do Senai-DF, Lucas Faria.

Texto: Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST