Senai-DF leva unidade móvel de TI à Campus Party Brasília
- Detalhes
- Criado: Sábado, 22 Junho 2019 16:01
Desde quarta-feira, dia 19, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é palco para diversas atividades relacionadas à tecnologia. Até amanhã, domingo, o espaço sedia a Campus Party – um dos maiores eventos mundiais da área.
Esta é a terceira vez que a atração desembarca em Brasília e a segunda que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) participa. Na parte externa do estádio, próximo aos anéis olímpicos, está estacionada a unidade móvel de Tecnologia da Informação. O espaço funciona hoje até as 20 horas e, neste domingo, dia 23, das 10 às 16 horas.
Os visitantes podem conhecer a metodologia de realidade aumentada utilizada em sala de aula nos cursos técnicos. Foi o que que fez a família do estudante Caio de Oliveira, de 16 anos, que visitou a parte gratuita do evento na manhã deste sábado.
Acompanhado dos pais, Caio viu a tecnologia utilizada para facilitar a aprendizagem e a compreensão de alunos do Senai: com a ajuda de um aplicativo para celulares, parte do conteúdo das apostilas pode ser vista em formato tridimensional. “Achei bem legal, porque tem a demonstração, não apenas imagem e teoria”, disse o jovem, que cursa a 2ª série do Ensino Médio e quer estudar na faculdade algo voltado para a área de TI.
Neste ano, o tema da Campus Party Brasília é Indústria 4.0. Instrutor-líder de TI do Senai-DF e responsável pela unidade móvel no festival, Humberto Nakayama explica que cada vez mais são exigidos dos profissionais múltiplos conhecimentos e, da indústria, tecnologia, agilidade e produtos personalizados.
“Conhecer e entender as tecnologias para que a indústria possa se modernizar é extremamente importante, por isso o Senai está aqui mostrando que estão disponíveis capacitações sobre essas tecnologias”, diz Nakayama. Entre os cursos apresentados na unidade móvel estão Desvendando a Indústria 4.0 e Desvendando a Blockchain, que têm 20 horas-aulas cada um, são gratuitos e a distância.
Troca de contatos e de conhecimento
Enquanto na área gratuita os visitantes entram e saem a todo momento, na Arena (como é chamada a área exclusiva para os inscritos) os participantes acampam e até viram a noite em diversas atividades. No espaço há workshops, palestras, disputas e bancadas com internet de alta velocidade.
Pela segunda vez, Felipe de Oliveira, de 19 anos, participa da Campus Party Brasília. Ele treina para as seletivas da WorldSkills de 2020 no Senai Taguatinga, na área de Webdesign, e aproveitou os dias de folga para participar do evento de tecnologia.
“Vim para melhorar meus conhecimentos em programação. Na minha área, sempre tem algo novo para estudar e a Campus traz isso por meio de palestras. Vale a pena vir!”, diz ele, que também busca a troca de contatos.
A Campus Party começou na Espanha, em 1997, e conta com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo. No Brasil, o evento ocorre há 12 anos. A edição de Brasília é feita desde 2017. O acesso à área aberta ao público é gratuito e não precisa de inscrição.
Veja aqui a galeria de imagens.
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra