Comitiva da República Tcheca conhece instalações do Senai-DF
- Detalhes
- Criado: Quarta, 26 Junho 2019 20:14
Uma comitiva com representantes de diversos setores da Boêmia do Sul, na República Tcheca, visitou, na manhã desta quarta-feira, dia 26, a escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).
O encontro foi realizado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana, que busca conectar regiões da Europa e da América Latina para compartilharem soluções de problemas comuns. Em abril, a Federação das Indústrias do DF (Fibra) participou do grupo que foi à Boêmia do Sul com o objetivo de discutir parcerias para o desenvolvimento sustentável. Agora, a comitiva estrangeira visita diversos projetos no Distrito Federal voltados para o tema.
No Senai Taguatinga, eles foram apresentados ao perfil da indústria local e à estrutura do Sistema Fibra. “Foi uma oportunidade de mostrarmos os potenciais do Senai, aquilo que fazemos e a referência que somos. Eles ficaram impressionados e isso mostra que estamos no caminho certo”, destaca o gerente de Operações do Senai-DF, Ricardo Andrade Pereira, que conduziu as apresentações ao lado da analista técnica ambiental da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibra, Olívia Krohn.
Um dos locais visitados na unidade foi o Centro de Treinamento de Energia Solar, conhecido também como Casa Solar, que funciona por meio de energia fotovoltaica. “Um dos temas levantados para cooperação foi o de energias renováveis. Como a Casa Solar é uma referência, essa foi uma oportunidade de eles verem a instalação e a aplicabilidade dessa tecnologia”, explica Olívia.
O espaço é utilizado para aulas práticas de cursos de educação profissional. “A energia fotovoltaica tem muito potencial na República Tcheca, onde há projetos nesse sentido em desenvolvimento”, destacou o gerente-geral da Agência Regional de Desenvolvimento da Boêmia do Sul, Tomas Cilek, após conhecer o espaço. Além da Casa Solar, a comitiva visitou a Casa Popular Inteligente, construída em um contêiner e com tecnologias de geração de energia elétrica, de energia solar térmica e de reúso de água da chuva.
O representante do programa, Cristiano Hugo Cagnin, explicou por que o Senai-DF foi escolhido para participar das atividades: “Essa capilaridade de capacitação é algo de interesse para a região da Boêmia do Sul. Eles queriam aprender com o Senai como podem aplicar isso de alguma maneira no território deles”.
Desde segunda-feira, dia 24, a comitiva conhece ações e projetos no DF. Uma das primeiras agendas foi a assinatura de um memorando de entendimento com o governo do Distrito Federal para troca de experiências e conhecimento entre as duas regiões. As atividades a ser realizadas serão detalhadas em um plano de ação conjunto.
Entre os locais que serão visitados até o término da missão, na sexta-feira, dia 28, estão o Lago Paranoá — onde serão apresentadas ações de tratamento de esgoto e de captação de água para consumo humano — e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê, em que verão projetos relacionados à piscicultura e à aquaponia (criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças).
Veja aqui a galeria de imagens.
[Atualização em 27/6, às 16h05]