Comitiva da República Tcheca conhece instalações do Senai-DF

26 06 2019 Visita Senai DF Comitiva Boemia do Sul Foto Victor Hugo Pessoa Sistema Fibra 3Uma comitiva com representantes de diversos setores da Boêmia do Sul, na República Tcheca, visitou, na manhã desta quarta-feira, dia 26, a escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).

O encontro foi realizado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana, que busca conectar regiões da Europa e da América Latina para compartilharem soluções de problemas comuns. Em abril, a Federação das Indústrias do DF (Fibra) participou do grupo que foi à Boêmia do Sul com o objetivo de discutir parcerias para o desenvolvimento sustentável. Agora, a comitiva estrangeira visita diversos projetos no Distrito Federal voltados para o tema.

No Senai Taguatinga, eles foram apresentados ao perfil da indústria local e à estrutura do Sistema Fibra. “Foi uma oportunidade de mostrarmos os potenciais do Senai, aquilo que fazemos e a referência que somos. Eles ficaram impressionados e isso mostra que estamos no caminho certo”, destaca o gerente de Operações do Senai-DF, Ricardo Andrade Pereira, que conduziu as apresentações ao lado da analista técnica ambiental da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibra, Olívia Krohn.

Um dos locais visitados na unidade foi o Centro de Treinamento de Energia Solar, conhecido também como Casa Solar, que funciona por meio de energia fotovoltaica. “Um dos temas levantados para cooperação foi o de energias renováveis. Como a Casa Solar é uma referência, essa foi uma oportunidade de eles verem a instalação e a aplicabilidade dessa tecnologia”, explica Olívia.

O espaço é utilizado para aulas práticas de cursos de educação profissional. “A energia fotovoltaica tem muito potencial na República Tcheca, onde há projetos nesse sentido em desenvolvimento”, destacou o gerente-geral da Agência Regional de Desenvolvimento da Boêmia do Sul, Tomas Cilek, após conhecer o espaço. Além da Casa Solar, a comitiva visitou a Casa Popular Inteligente, construída em um contêiner e com tecnologias de geração de energia elétrica, de energia solar térmica e de reúso de água da chuva.

O representante do programa, Cristiano Hugo Cagnin, explicou por que o Senai-DF foi escolhido para participar das atividades: “Essa capilaridade de capacitação é algo de interesse para a região da Boêmia do Sul. Eles queriam aprender com o Senai como podem aplicar isso de alguma maneira no território deles”.

Desde segunda-feira, dia 24, a comitiva conhece ações e projetos no DF. Uma das primeiras agendas foi a assinatura de um memorando de entendimento com o governo do Distrito Federal para troca de experiências e conhecimento entre as duas regiões. As atividades a ser realizadas serão detalhadas em um plano de ação conjunto.

Entre os locais que serão visitados até o término da missão, na sexta-feira, dia 28, estão o Lago Paranoá — onde serão apresentadas ações de tratamento de esgoto e de captação de água para consumo humano — e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê, em que verão projetos relacionados à piscicultura e à aquaponia (criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças).

Veja aqui a galeria de imagens.

[Atualização em 27/6, às 16h05] 

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST