Senai-DF é parceiro em projeto de inclusão digital

01 07 2019 inauguracao do laboratorio de inclusao digital foto victor hugo pessoa sistema fibraFoi inaugurado na segunda-feira, 1º de julho, o Laboratório de Inclusão Digital, Qualificação Profissional Tecnológica e Cidadania. O projeto é da Defensoria Pública do Distrito Federal e do Ministério Público do Trabalho no DF e no Tocantins. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) é parceiro do laboratório e inicialmente ofertará o curso Operador de Computador a 40 alunos.

O laboratório fica no Setor Comercial Norte, na sede da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do DF. O objetivo é promover ações de capacitação e de treinamento que possibilitem inclusão digital, qualificação e profissionalização de pessoas em situação de vulnerabilidade. As duas primeiras turmas são formadas por jovens que cumprem medidas socioeducativas, surdos e jovens em situação de acolhimento institucional (sob tutela do Estado). A aula inaugural ocorreu logo após o evento de abertura do laboratório.

Por meio de um acordo de cooperação técnica, o Senai-DF ofertará cursos gratuitos ao público selecionado e encaminhado pelos dois órgãos. A ação enquadra-se no Programa Senai de Gratuidade Regimental, que destina vagas a pessoas de baixa renda. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros e tem vigência de um ano, podendo ser prorrogada.

“É mais uma oportunidade que surge no relacionamento com essas instituições. O público-alvo atende ao nosso perfil de gratuidade e contribuiremos para uma mudança efetiva na vida dessas pessoas”, ressaltou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, na cerimônia de inauguração. Ele destacou a atuação do Senai para qualificação de jovens de unidades de internação do DF, também por meio de acordo com o Ministério Público do Trabalho.

“No laboratório, transmitiremos conhecimentos para a formação técnica e profissional, de forma a facilitar a colocação desse público no mercado de trabalho”, disse o subdefensor público-geral do DF, Danniel Vargas. “O Senai tem expertise singular e, com experiência de anos, é um parceiro fundamental.”

O procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Erlan Peixoto, celebrou a parceria. “É mais uma etapa no processo de construção, educação e ressocialização de adolescentes e de jovens. Nosso papel é fazer com que eles desfrutem de um dos mais lindos direitos, que é o da igualdade.”

O curso Operador de Computador tem 200 horas-aulas. A partir desta terça-feira, dia 2, a capacitação ocorrerá nos períodos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST