Pessoas com deficiência intelectual concluem curso no Senai-DF

É o fim de uma jornada para seis alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Eles se formaram na primeira turma de Assistente Administrativo para pessoas com deficiência intelectual, que se iniciou em setembro de 2018 e terminou em outubro de 2019. As aulas foram na escola de Taguatinga.10 10 2019 Formatura turma Assistente Adm para PCD Foto Victor Hugo Pessoa 3

Por meio do programa Jovem Aprendiz, a turma, na faixa etária de 18 a 33 anos, conciliou o curso com a prática profissional no próprio Senai Taguatinga e na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) da mesma região administrativa. Eles trabalharam no apoio a atividades administrativas na secretaria escolar e na área de orientação pedagógica, com a organização de documentos e de arquivos, atendimento ao público, controle de entrada e saída de correspondências e atendimento de chamadas telefônicas.

Vários módulos do curso de qualificação foram feitos com turmas de alunos sem deficiência, como preconiza o Programa Senai de Ações Inclusivas. O respeito à diversidade e a promoção da equidade de oportunidades entre todas as pessoas no processo de desenvolvimento laboral são norteadores do programa.

Para a instrutora da área de Gestão Maíra Ianuck, essa inclusão é enriquecedora para todos os envolvidos: os que não têm deficiência aprendem sobre convivência e diversidade e os que têm se esforçam ainda mais para acompanhar o ritmo das aulas. “Com uma comunicação adequada e respeito ao tempo de cada um, todos conseguem executar a tarefa. Todos temos algum tipo de dificuldade e habilidades”, afirma.

Fabiana Costa Caldeira (foto), de 34 anos, teve a prática profissional no Setor de Orientação Educacional (SOE) do Senai Taguatinga. Ela diz que aprendeu muito sobre diversidade ao fazer parte de uma turma em que os colegas tinham deficiências diferentes. “Daqui do curso, além dos ensinamentos técnicos, vou levar para minha vida ensinamentos sobre tolerância e paciência, lições de que vamos precisar. O mercado de trabalho não vai te ensinar sobre isso”, disse, orgulhosa, com o certificado em mãos, após a cerimônia de formatura. O evento foi no auditório do Senai Taguatinga, em 10 de outubro, com a presença de amigos e familiares.10 10 2019 Formatura turma Assistente Adm para PCD Foto Victor Hugo Pessoa 4

Raissa Lopes Barreto, oradora da turma, de 29 anos, pretende agora seguir nos estudos na área de Recursos Humanos, em que trabalhou durante o curso. “É só com luta, muitas conquistas e força que a gente chega a algum lugar. Eu agradeço ao Senai essa oportunidade, a toda a equipe.”

Os alunos foram selecionados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do DF (Apae-DF) e pelo Instituto Ápice Down. A grade curricular do curso de qualificação inclui gestão de pessoas, fundamentos da administração e da contabilidade, legislação trabalhista, marketing, gestão da qualidade, segurança no trabalho, informática, português e matemática.

“A gente fica triste por vê-los ir, já que são especiais e contribuíram muito para o nosso ambiente de trabalho, mas fica feliz de saber que ajudou no início da vida profissional deles. Espero que o mercado os receba de braços abertos, pois eles podem fazer a diferença”, orgulha-se Mila Michele Couto, coordenadora de Processos da Educação Profissional do Senai Taguatinga.

Veja aqui a galeria de imagens.

Texto: Guilherme Cunha
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST