Concurso do aeroporto para criação de uniformes está aberto
- Detalhes
- Criado: Segunda, 11 Novembro 2019 17:05
[Atualização: as inscrições foram prorrogadas até 8 de dezembro]
Até 8 de dezembro, costureiros, designers, estilistas e aspirantes da moda de todo o Brasil podem se inscrever no Concurso Uniforme Alpha Charlie. A administradora do terminal, Inframerica, premiará com R$ 8 mil o melhor projeto para a nova vestimenta de cerca de 50 funcionários da área de Atendimento ao Cliente e da Sala VIP do Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek.
A iniciativa busca promover a cultura da moda e estimular a produção artística. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e o Centro Universitário Iesb são os apoiadores do concurso. Ambos integrarão a comissão julgadora que analisará os projetos.
“O Senai entra com o conhecimento técnico, pois tem expertise nessa área”, afirma o diretor de Negócios Aéreos do Aeroporto de Brasília, Rogério Coimbra. As escolas do Senai no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga oferecem cursos na área de Vestuário, que formam profissionais com conhecimentos técnicos nessa área. Em Taguatinga, são ofertadas ainda consultorias a empresas do segmento, com serviços como desenvolvimento de peça-piloto e modelagem.
“Aproveitamos este momento de renovação para dar uma oportunidade para quem trabalha com moda de se aproximar mais do aeroporto, divulgar seu trabalho”, explica Coimbra. Ele ressalta que há bastante espaço para que os candidatos explorem a criatividade e desenvolvam modelos que não se confundam com os uniformes dos atendentes das companhias aéreas.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página do concurso na internet. É preciso enviar, além de informações pessoais, croquis, memorial descritivo, fichas técnicas e termo de confidencialidade, autenticidade e cessão de imagem preenchido e assinado.
O nome do concurso remete ao vocabulário utilizado na aviação. Os funcionários da área de Atendimento ao Cliente são conhecidos como Alpha Charlie — Alpha corresponde à letra a e Charlie, à letra c.
Regras para participação
Os participantes precisam ser maiores de 18 anos e desenvolver uniformes completos para as mulheres e uma gravata para os homens. Devem ser respeitados os itens que já compõem o traje dos funcionários e são fornecidos pela Inframerica: para o uniforme feminino, meia-calça preta, e para o masculino, terno preto e camisa social branca. Todos usam crachá e sapato social preto.
A criação deverá ser apropriada para o ambiente de trabalho e permitir a mobilidade dos funcionários, tendo em vista atividades que fazem parte do dia a dia deles, como subida e descida de escadas e o carregamento de objetos. Além disso, é preciso levar em consideração as condições do clima (como sol, chuva e vento) e das áreas internas (ar-condicionado).
No caso do traje feminino, o participante deverá elaborar um único modelo tanto para as funcionárias do atendimento quanto para as da Sala VIP, sendo que o uniforme destas deverá seguir os padrões de cores indicados no edital.
Etapas e resultado final
O concurso é dividido em três etapas. Na primeira, todos os croquis enviados serão avaliados. Os dez candidatos mais bem colocados pela comissão julgadora seguirão para a fase seguinte, em que serão avaliadas informações técnicas. Nesse momento, por videoconferência, os participantes defenderão suas ideias.
Cinco candidatos finalistas receberão um valor subsidiado pela Inframerica para confeccionar as peças e apresentá-las em um desfile previsto para fevereiro de 2020, quando será anunciado o vencedor. Entre os aspectos analisados para a escolha do campeão estão criatividade e custo-benefício para confecção.