Senai-DF apresenta parcerias com a FAP-DF na Mostra Brasília Mais TI
- Detalhes
- Criado: Terça, 12 Novembro 2019 19:30
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) participou nesta terça-feira, 12 de novembro, da terceira edição da Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI, na Câmara Legislativa. A instituição apresentou em seu estande serviços gratuitos que serão prestados a partir de 2020 por meio de dois termos de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). O primeiro trata de consultorias para impulsionar a produtividade e a eficiência energética de indústrias locais e o outro, da oferta de cursos de qualificação profissional.
Serão três consultorias: DF Mais Produtivo, que visa a ações de aumento de produtividade por meio da metodologia do programa Brasil Mais Produtivo, do governo federal; DF Mais Eficiente, de análise e melhoria do consumo de energia da produção; e DF Mais Avançado, plataforma de competências e de métodos em digitalização e conectividade. Os cursos de aperfeiçoamento, de qualificação e técnicos, por sua vez, serão em áreas como Automação, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gráfica e Editorial, Metalomecânica e Telecomunicações.
“O Senai caminha lado a lado com as novas tecnologias e a formação de profissionais inovadores e com espírito empreendedor. Preparamos os nossos alunos para os desafios do mundo do trabalho e para as novas profissões que vão surgir com o desenvolvimento tecnológico”, explica o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, que compareceu à mostra nesta manhã. Ao lado do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), o Senai-DF foi patrocinador do evento. A Federação das Indústrias do DF (Fibra) foi um dos apoiadores.
A mostra
Organizada pelo Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), em parceria com outras entidades representativas do segmento, a Mostra Brasília Mais TI tem o objetivo de apresentar o potencial de soluções multilaterais por meio da tecnologia e de discutir ideias que impulsionem o setor. O evento reúne anualmente representantes do setor produtivo e do governo local, empresários e estudantes.
Neste ano, o tema foi O Papel Essencial da TI na Cidadania e na Construção do Futuro. “Aliada à ciência, a tecnologia garante qualidade de vida e longevidade humana. Daí a necessidade de inovar os produtos e os serviços para transformar a rotina das pessoas”, disse o presidente do Sinfor-DF, Ricardo Caldas, durante a abertura do encontro, pela manhã. Ele ressaltou a importância de o Executivo e o Legislativo apoiarem políticas públicas que incentivem a inovação, “que favorece o desenvolvimento social e econômico de Brasília”.
O presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente (MDB), afirmou que o órgão é o espaço para discutir investimentos e projetos para o setor. “De forma transparente e democrática, os empresários apresentam suas demandas e nós, do setor público, ouvimos as necessidades, para assim definir as prioridades.” Ele destacou a vocação do DF para serviços de tecnologia e como ela contribui para o atendimento à sociedade, ao falar da digitalização dos processos internos da própria Câmara. Prudente adiantou que, a partir do ano que vem, o parlamento local contará com painel eletrônico.
A programação de hoje foi organizada em cinco painéis: Como a Tecnologia Alavanca o Desenvolvimento das Cidades?, Talentos de TI – Oferta versus Demanda, O Futuro Mediado pela Tecnologia, A TI na Gestão Governamental e Juntos Somos Mais! Houve ainda estandes de empresas do segmento.
