VI Café com Projetos é realizado no Centro Integrado Sesi e Senai
- Detalhes
- Criado: Terça, 19 Novembro 2019 16:59
Na manhã desta terça-feira, 19 de novembro, profissionais que trabalham com projetos e interessados no tema se reuniram para assistir a quatro palestras sobre gestão e arrecadação de recursos por meio de projetos. O VI Café com Projetos ocorreu no auditório do Centro Integrado Sesi e Senai, no Setor Comercial Norte.
A iniciativa é da organização sem fins lucrativos Project Management Institute (PMI). Há 50 anos no mercado e há 20 na capital federal, a associação gerencia projetos pelo mundo e promove fóruns de discussão sobre a temática.
“Impactar e mudar realidades são as principais funções de um projeto. Para gerenciá-lo, é preciso acompanhar a evolução tecnológica, se adaptar às mudanças e aproveitar as oportunidades”, disse o vice-presidente do PMI-DF, Gino Terentim (foto à esquerda), que abriu a série de palestras e falou sobre o caminho a ser percorrido para que se tenha agilidade no gerenciamento de projetos. Terentim também destacou o perfil e o papel de um gerente de projetos. “É necessário ser humilde, conhecer seus clientes e sua equipe e saber lidar com incertezas. E, claro, arriscar.”
O analista de Planejamento e Orçamento do Sistema Fibra Lucas Gomes (foto abaixo) abordou os desafios e os elementos de sucesso da gestão de projetos no Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). “Não existe receita para alcançar bons resultados, mas é necessário entender os pontos fortes e fracos da instituição para usá-los a seu favor”, afirmou. Ele citou como desafios a falta de conhecimento prévio em gestão e de estímulo ao olhar sistêmico, a adequação de diferentes realidades na formação de uma equipe e a conciliação de agendas. Já na perspectiva positiva, o analista falou da importância do treinamento e da sensibilização das equipes, do comprometimento dos funcionários, das parcerias com os setores público e privado e do uso de ferramentas de comunicação.
Da Confederação Nacional da Indústria (CNI), participaram a especialista em Desenvolvimento Industrial Sara Maciel e o integrante da equipe da Diretoria de Inovação Afonso Lopes. Sara explicou aos participantes sobre os tipos de fomento e os requisitos para elaboração e submissão de propostas de projetos. “Primeiro a sua ideia deve ser inovadora e, segundo, para conquistar um patrocinador, é preciso explicar a real função do seu projeto e como será feita a utilização dos recursos”, destacou.
Lopes, por sua vez, falou das ações da CNI em prol da inovação nas empresas, como o MEI Tools. “É uma ferramenta com informações atualizadas trimestralmente sobre os editais, os programas, as capacitações e as consultorias de incentivo à inovação vigentes no País.