Análise sobre formação de professores brasileiros vence 2º Desafio de Dados
- Detalhes
- Criado: Terça, 26 Novembro 2019 18:32
Na noite desta terça-feira, 26 de novembro, a empresa brasiliense Qubo Tecnologia realizou a premiação do segundo Desafio de Dados, cujo tema foi educação. A cerimônia ocorreu no hotel Royal Tulip, encerrando o evento Data Meeting Brazil, também promovido pela Qubo. A equipe vencedora, formada pelas moradoras de Brasília Camila Souto, Rachel Rabelo e Thaysa Souza, apresentou a análise Estratégia de Alocação dos Docentes na Rede de Ensino para Melhorar os Resultados da Meta 15 do Plano Nacional de Educação. Essa meta tem o objetivo de assegurar que professores da educação básica tenham formação específica de nível superior na área de conhecimento em que atuam.
Na edição deste ano da disputa de análise de dados, foram registradas 766 inscrições, com mais de mil participantes. As curadorias temática e técnica do desafio selecionaram dez análises, que foram publicadas no site do datathon para votação popular. A nota final foi a soma das pontuações de julgamento e do voto pelo portal. O prêmio é uma viagem aos Estados Unidos.
“Um dos objetivos do Desafio de Dados é compreender, por meio de ferramentas tecnológicas, a realidade da nossa sociedade e encontrar soluções para ações efetivas ou a criação de políticas públicas”, disse o presidente da Qubo Tecnologia, Gustavo Guimarães, na abertura do Data Meeting Brazil, pela manhã. Em 2018, o tema da competição foi a saúde pública brasileira.
O Data Meeting Brazil reuniu especialistas, estudantes e pesquisadores de diversas partes do País para discutir assuntos relacionados à tecnologia, ao futuro da educação e à cultura da análise de dados. “Discutir temas como data analysis, Lei de Proteção de Dados Pessoais e disposição de conteúdos serve como inspiração para novas ideias, abre espaço para a troca de experiências e o descobrimento de tendências”, afirma o presidente da Qubo.
Participaram da programação, entre outros nomes, o ex-governador do DF Rodrigo Rollemberg (PSB) e a vereadora de Goiânia Cristina Lopes (PSDB), que falaram sobre o uso de dados e estatísticas para formulação de políticas públicas; o jornalista Marcelo Tas, que abordou a inovação e a criatividade na era digital; a embaixadora da Wedo Brazil (Women’s Entrepreneurship Day Organization Brazil), Cristina Castro-Lucas, que ministrou uma palestra sobre a inteligência artificial no combate à violência contra a mulher; o coordenador-geral de Transparência e Governo Aberto da Controladoria Geral da União, Marcelo Vidal, que explicou o uso de analytics na transparência do combate à corrupção; e o youtuber Victor Dias, que tratou sobre inteligência artificial aplicada aos games.
Participação do Senai-DF
Um dos estandes do Data Meeting Brazil era do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). No espaço, foram apresentados serviços gratuitos que serão prestados a partir de 2020 por meio de termos de convênio com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). O objetivo é ampliar o alcance da educação profissional, principalmente nas áreas voltadas à indústria 4.0, e levar às empresas consultorias que aumentem a produtividade, a eficiência e a inovação.
“A iniciativa da Qubo ressalta a importância de promover a interação das novas tecnologias com a educação. É nesse formato que o Senai trabalha, preparando os alunos para os desafios das novas profissões que vão surgir com o desenvolvimento tecnológico”, explica o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, que compareceu ao evento. A instituição é um dos patrocinadores do evento e do prêmio.