Senai-DF lança 2.311 vagas gratuitas para cursos técnicos e de qualificação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) publicou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, dois editais de cursos gratuitos para pessoas de baixa renda. São 2.311 vagas em cursos técnicos e de qualificação, semipresenciais e presenciais, nas escolas do Senai em Brazlândia, no Gama e em Taguatinga. As inscrições para os cursos técnicos estão abertas até 21 de janeiro, a menos que as vagas se esgotem antes. Para os cursos de qualificação, o período varia conforme o curso. A inscrição é feita pelo site cursos.senaidf.org.br e as aulas terão início no primeiro trimestre.

Os cursos são nas áreas de Alimentos e Bebidas, Automobilística, Construção Civil, Domótica, Eletroeletrônica, Gestão, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Vestuário. Há pré-requisitos específicos de idade, formação escolar ou conhecimento prévio. Na modalidade semipresencial, os alunos têm de comparecer a encontros periódicos no dia, local e turno estipulados no edital. Esses encontros representam 20% da carga horária do curso e a presença é obrigatória.

No primeiro dia de aula, o inscrito deverá preencher a autodeclaração de baixa renda e assinar a ficha de matrícula, bem como preencher o termo de conhecimento prévio em cursos que o exijam. Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565.

Cursos técnicos

São 295 vagas, nas unidades do Gama e de Taguatinga. O início das aulas varia conforme o curso — alguns já começarão em 3 de fevereiro. Os cursos técnicos disponíveis são Administração, Cozinha, Redes de Computadores (semipresencial, com aulas quinzenais aos sábados), Manutenção Automotiva e Segurança do Trabalho. Veja a lista completa no edital.

As vagas são para maiores de 16 anos que estejam cursando a partir da 2ª série do Ensino Médio ou que tenham concluído os estudos. Cursos técnicos têm de 800 a 1.440 horas-aulas (até 2 anos e 6 meses). O currículo é estruturado a partir das necessidades do mercado de trabalho. Ao término, o estudante recebe um diploma de habilitação técnica.

A primeira etapa de inscrição é realizada pelo site cursos.senaidf.org.br, momento em que o candidato deve anexar imagens digitais frente e verso do documento de identidade e do CPF. Na segunda fase, os candidatos terão de comparecer à escola indicada para fazer, em um computador, uma prova objetiva de conhecimentos gerais de Português e de Matemática. As avaliações ocorrerão em 22 e 23 de janeiro — a data varia de acordo com o curso escolhido. Os interessados responderão a 20 questões e a correção será eletrônica.

O gabarito será divulgado no dia 24 e a lista dos aprovados estará em 27 de janeiro no site www.sistemafibra.org.br/senai. A efetivação da matrícula para esses alunos será de 28 a 31 de janeiro, na central de atendimento da unidade indicada. Nesse momento, será preciso apresentar RG, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. Se algum dos aprovados não tiver a matrícula confirmada, a vaga irá para o próximo candidato mais bem colocado. O critério de desempate será a maior idade.

Cursos de qualificação

Os interessados em cursos de curta duração, com carga de até 260 horas-aulas (dois meses, em média), podem se inscrever nos de qualificação, que têm o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional. Os concluintes recebem certificados.

São 2.016 vagas em cursos de qualificação, presenciais e semipresenciais, distribuídas nas unidades de Brazlândia, do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga. Os candidatos devem ter pelo menos 16 anos e atender aos pré-requisitos específicos de cada curso, detalhados no edital, assim como o período de inscrição de cada curso. Alguns já estão abertos em cursos.senaidf.org.br.

As inscrições são feitas apenas no site do Senai-DF. O candidato deve preencher o formulário e anexar a documentação digitalizada. Os documentos que devem ser digitalizados (frente e verso) são: cédula de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de situação escolar (declaração ou certificado e histórico escolar). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

No caso de pendência, o candidato será informado por e-mail e terá um dia útil para reenviar a documentação. Após o reenvio, nova análise será feita pela instituição. Persistindo a irregularidade, a inscrição será desconsiderada pelo Senai-DF e a vaga será colocada à disposição de quem ficou na fila de espera da inscrição.

A diferença é que nesse edital não há provas, como no caso dos cursos técnicos. A seleção dos candidatos será feita pela ordem de inscrição e pela análise de documentos.

Texto: Aline Roriz
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra – 9/11/2018
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST