Competidores das Seletivas WorldSkills participam de workshops

Os jovens que vão disputar uma vaga na delegação brasileira da WorldSkills Competition 2021 estão em treinamento intensivo desde o ano passado. Para carimbar o passaporte para a competição mundial, eles passarão por uma seletiva nacional em que os melhores do país precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizam no dia a dia na indústria ou no setor de serviços. As seletivas que definirão os membros da delegação brasileira no torneio são organizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A próxima edição da WorldSkills será em setembro de 2021, em Xangai, na China. 

As seletivas serão de maio a agosto em várias cidades brasileiras. Para que o nível dos competidores, de norte a sul do país, seja o mesmo, o Senai está realizando workshops com os experts de cada ocupação. Assim, as referências nacionais de cada área podem compartilhar com técnicos e competidores um pouco do que foi vivenciado na última edição da olimpíada mundial das profissões, que ocorreu na Rússia, em 2019. 

Os workshops começaram a ser realizados em dezembro e seguem até o próximo mês com um cronograma específico para cada ocupação. Na semana passada, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o Senai Taguatinga sediou os workshops de Marcenaria e de Sistemas de Drywall e Estucagem. De 10 a 14 de fevereiro, será a vez das ocupações de Pintura Automotiva e Tecnologia Automotiva. 

Workshop Worldskills FotoMoacirEvangelista05022020 4“A função do workshop é a disseminação do conhecimento. O expert vai para fora, participa de competições internacionais e esse conhecimento acaba ficando preso com ele ou, no máximo, sendo compartilhado dentro do próprio estado. No workshop, eu consigo compartilhar esses conhecimentos, sobre como é a prática lá fora, as particularidades, os materiais e os macetes. A gente consegue evoluir no campo profissional, não só visando a Worldskills, mas também o futuro da modalidade no Brasil todo”, explicou a expert de Sistemas de Drywall e Estucagem do Senai de São Paulo, Flávia Louise Arnold. 

Foram 32 horas de treinamento teórico e prático com os competidores de todos os departamentos regionais que estão se preparando para as Seletivas. Na ocupação de DryWall, participam representantes do Acre, do Distrito Federal, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Já na de Marcenaria, os jovens representam Acre, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. 

Workshop Worldskills FotoMoacirEvangelista05022020 2Durante o workshop, os experts tiveram a oportunidade de apresentar as novas tecnologias, técnicas, produtos e formas de avaliação de resultado conhecidas durante a competição internacional. “Vamos conseguir melhorar a qualidade dos processos desenvolvidos pelos competidores através das novas tecnologias e de uma avaliação de maior qualidade, dando mérito a quem realmente teve o melhor desempenho”, explicou Marcelo Salviato Erct, expert de Marcenaria, do Senai de São Paulo. 

DF nas seletivas 

O Senai-DF vai disputar vaga em 22 ocupações, das 56 que fazem parte da WorldSkills. Na ocupação de Sistema de Drywall e Estucagem, a decisão dos classificados ocorre de 29 de junho a 3 de julho em Cuiabá, Mato Grosso. Já a seletiva de Marcenaria será de 4 a 7 de maio em Rio Branco, no Acre. Em Taguatinga, serão disputadas três seletivas: Funilaria, Pintura Automotiva e Tecnologia Automotiva. 

Texto: Aline Roriz 
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra 
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja aqui a galeria de imagens:
 

Workshops para WorldSkills de 2021

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST