Aluno do SENAI-DF fica em segundo lugar na etapa nacional do Prêmio IEL de Estágio
- Detalhes
- Criado: Sexta, 20 Novembro 2009 16:34
O estagiário Hildean Pereira, da empresa Rexam, do Distrito Federal, conquistou o segundo lugar na etapa nacional do Prêmio IEL de Estágio, categoria média empresa, entregue na quinta-feira (19/11), no auditório da CNI, em Brasília. Também foram premiados a empresa Rexam, representada pelo seu gerente, João André Corsi, e a professora Thaysa Fernandes de Andrade, do Senai-Gama, representada na solenidade pela diretora escolar Janine Cristaudo. Eles receberam troféu e certificado. O estudante ganhou, também, um laptop. Os prêmios foram entregues pelo presidente do Sistema Fibra, Antônio Rocha, pelo diretor-geral do Iel, Paulo Afonso Ferreira, e pelo diretor-geral do Departamento Nacional do Senai, José Manuel de Aguiar Martins.
Essa não foi a primeira vitória de Hildean Pereira. Aluno do Senai-DF, no curso de Manutenção de Máquina, ele ganhou medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2008, o sétimo lugar na edição nacional, e o primeiro lugar na categoria Média Empresa na etapa regional do Prêmio IEL de Estágio.
“Atribuo mais essa vitória pela forma com que me dedico ao que me proponho a fazer. Sempre falo para quem quiser ouvir: se querem alguma coisa na vida, busquem, porque apenas com esforço coisas boas acontecem”, disse o estagiário. Para o presidente do Sistema Fibra, Antônio Rocha, a vitória de Hildean mostra a qualidade do trabalho de formação profissional realizado pela Senai. “Esse resultado nos deixa muito orgulhosos porque é uma comprovação da eficiência e da qualidade do trabalho de qualificação profissional que é desenvolvido pelo Senai, além da dedicação do aluno”, afirmou.
Os vencedores, nas três categorias, foram os seguintes:
Categoria Micro e Pequena Empresa 1º Lugar - Gustavo Freire de Carvalho Souza, aluno da Universidade Católica de Salvador, estagiário da empresa Lacerta Ambiental
2º Lugar - Luiz Felipe de Faria Vecchio Júnior, aluno da Universidade Federal de Santa Catarina, estagiário da empresa ARMTEC Tecnologia em Robótica Ltda
3º Lugar – Diego da Silva Santos, aluno da Universidade Federal de Santa Catarina, estagiário da empresa Instituto de Estudos Avançados - IEA
Categoria Média Empresa
1º Lugar – Poliana Lopes Aguiar Kienolt, aluno da Universidade do Sul de Santa Catarina, estagiário da empresa ABB Ltda
2º Lugar – Hildean Rodrigues da Costa Pereira, aluno do Senai-DF, estagiário da empresa Rexam
3º Lugar – Diego da Silva Matos, aluno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, estagiário da empresa Apoio Broker e Logística Ltda.
Categoria Grande Empresa
1º Lugar – Bruna Carvalho da Silva, aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estagiário da empresa Petrobrás S/A
2º Lugar – Priscila Pinheiro do Santos, aluna da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, estagiário do Sesi Cat Porto Alegre
3º Lugar – Wilden Matos Macedo, aluno da Escola de Negócios do Estado da Bahia, estagiário da empresa Yazaki Autoparts do Brasil
Também foram premiados os quatro projetos vencedores da 8ª edição do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Bitec). Desenvolvida pelo IEL em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a iniciativa oferece bolsas para que estudantes de graduação desenvolvam projetos de inovação tecnológica em empresas de micros e pequenos portes.
Um dos trabalhos premiados, realizado pelo estudante de Engenharia Química da Faculdade Aracruz, do Espírito Santo, Lorenzo Pratti Prando, transforma resíduos das marmorarias em matéria-prima para a fabricação de blocos de concreto.
No projeto de Michelle da Silva, estudante de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte, o alecrim-pimenta – planta do sertão nordestino usada para combater fungos de pele e bactérias – está ajudando os produtores rurais do estado a economizar cerca de 70% com produtos químicos para limpeza dos úberes das cabras. Ângela Matilde da Silva, aluna do curso de Tecnologia em Laticínio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, auxiliou na reestruturação do espaço físico do Laticínio Lima e Antunes, no município de Capela.
Em outro trabalho foi desenvolvido um sorvete probiótico – que contém bactérias benéficas ao sistema gastrointestinal – por Clara de Paula, bolsista do curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
A solenidade de premiação teve palestras do comentarista corporativo e escritor Max Gehringer e do jornalista Gilberto Dimenstein, que falaram sobre a importância dos programas de estágio para as empresas e o papel de educação e da inovação.
O Prêmio IEL de Estágio foi criado em 2007 para identificar experiências de sucesso do Programa de Estágio do IEL e, ao mesmo tempo, disseminar as melhores práticas desenvolvidas nas empresas.
Em 2009, o prêmio chegou a sua terceira versão como uma iniciativa do IEL/Nacional de valorizar a inovação nas empresas e incentivar os estudantes a buscar o crescimento técnico e pessoal através do estágio.
Um dos objetivos mais importantes do Prêmio é incentivar as empresas a estabelecerem os procedimentos do Programa de Estágio do IEL, voltados para a aprendizagem observando a compatibilidade com o curso do aluno, o que significa o foco na qualidade da preparação dos futuros profissionais.
Participaram do Prêmio micro/pequenas, médias e grandes empresas privadas, estatais e órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos que possuam contrato de concessão com o IEL como estagiários, instituições de ensino superior e de educação profissional de nível técnico.
Informações para a imprensa:
Moacyr Oliveira Filho
Assessor de Imprensa da Presidência
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3815/ 9258-6801
Foto: Cristiano Costa / Unicom