Parceria entre Senai-DF e Sesi-DF produz máscaras de proteção com impressora 3D
- Detalhes
- Criado: Quinta, 26 Março 2020 16:00

Em uma iniciativa conjunta do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), professores das duas instituições estão produzindo máscaras de proteção, conhecidas como face shield, em impressoras 3D. Eles começaram a projetar e a testar a fabricação na segunda-feira, 23 de março, e a produção de fato começou nesta quarta (26). A estimativa é de fabricar 200 equipamentos até o fim da próxima semana. As máscaras serão doadas ao sistema de saúde do Distrito Federal.
Em meio a pandemia de Covid-19, doença provocada por infecção pelo novo coronavírus, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é fundamental para diminuir a propagação do vírus, especialmente para os profissionais de saúde. A face shield é um protetor facial que cobre toda a frente e a lateral do rosto, de forma a proteger o usuário de doenças que possam ser transmitidas por substâncias corporais, como respingo de sangue, secreção corporal ou saliva.
Participam da força tarefa dois professores, que operam cinco impressoras 3D — três do Senai-DF e duas do Sesi-DF — funcionando durante todo o dia no SenaiLab do Senai Taguatinga. O material utilizado para fabricação das máscaras é o polímero poliácido láctico (PLA) para impressão da estrutura de fixação na cabeça e uma placa de policloreto de vinila, conhecido como PVC, do tipo acrílica, que é transparente. Cada impressora demora 1h30min para fazer uma estrutura. Depois da impressão e do corte da placa de PVC, os profissionais demoram apenas 5 minutos para montagem. Dessa forma, eles conseguem produzir até 25 máscaras por dia.
“Esta foi uma das formas que encontramos de o Sesi e o Senai-DF apoiarem a sociedade e a indústria, já que as fábricas terão dificuldades em atender a alta demanda de EPIs, tornando difícil o acesso às máscaras. Assim, o Sesi e o Senai estão se antecipando com medidas de apoio ao enfrentamento ao novo coronavírus”, explicou a gerente de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.
A orientação do Ministério da Saúde é de que os profissionais da saúde utilizem máscaras do tipo N95 durante o atendimento, não sendo necessário o uso da face shield. Porém, devido à grande demanda no mundo todo e pelo fato da N95 não ser reutilizável, está cada vez mais difícil encontrar esse tipo de máscara para compra no mercado. Assim, a face shield pode colaborar na redução do risco dos trabalhadores durante o atendimento às pessoas contaminadas com o novo coronavírus.