Senai-DF fará o reparo de ventiladores pulmonares

montagem para manutencao Foto MoacirEvangelista08042020O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) fará o reparo de ventiladores pulmonares para a Secretaria de Saúde do DF. Os equipamentos hospitalares dão suporte à respiração de pacientes internados e podem ser usados no tratamento da Covid-19 — doença provocada pela disseminação do novo coronavírus.

Nesta quarta-feira, 8 de abril, teve início a montagem da área em que os trabalhos serão realizados, no Senai Taguatinga. Um ambiente dedicado a cursos da área automotiva está sendo desocupado para dar espaço à manutenção dos equipamentos.

Ao chegarem, os respiradores defeituosos seguirão um fluxo de trabalho que inclui limpeza, identificação de falhas, manutenção, testes de funcionamento e embalagem para entrega.

Inicialmente, estão envolvidos na atividade 14 instrutores do Senai-DF das áreas de Eletrotécnica, Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica, Segurança do Trabalho e Engenharia Mecânica. Caso seja necessário, impressoras 3D que estão produzindo máscaras face shield no SenaiLab poderão imprimir peças para o reparo dos ventiladores.

“Os ventiladores pulmonares são importantes para os momentos de crise no tratamento da Covid-19 e o Senai-DF se voluntariou para fazer a manutenção desses equipamentos para a Secretaria de Saúde”, afirmou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco. “Essa é uma ação essencial, uma resposta humanitária para as necessidades do momento”, disse o diretor, que esteve na unidade nesta quarta-feira (8).

Produção de máscaras faciais

protetor secundario FotoMoacirEvangelista08042020Além do reparo de ventiladores pulmonares, o Senai-DF tem trabalhado em outras frentes para ajudar no combate à Covid-19. Em iniciativa da instituição com o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), 200 máscaras de proteção, conhecidas como face shield, estão em produção em impressoras 3D no SenaiLab.

Nas próximas semanas, mais uma linha de montagem de máscaras faciais será aberta por meio de uma parceria com o movimento Brasília Maior que a Covid-19. O grupo está produzindo face shields no Instituto Federal de Brasília (IFB) e levará as peças para montagem no Senai Taguatinga.

“No Senai teremos uma linha de produção padronizada para a continuidade do projeto com estrutura e equipe, permitindo que voluntários trabalhem em outras frentes”, explica o médico Pedro Henrique Morais, de 34 anos, que é um dos coordenadores do grupo. Acompanhado do empresário Raphael Lucchesi, de 30 anos, que também integra a equipe, ele demonstrou para os instrutores do Senai-DF como é feita a montagem. A previsão é de que produção comece na próxima semana. 

Em meio a pandemia de Covid-19, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é fundamental para diminuir a propagação do vírus, especialmente para os profissionais de saúde. A face shield é um protetor facial que cobre toda a frente e a lateral do rosto, de forma a proteger o usuário de doenças que possam ser transmitidas por substâncias corporais, como respingo de sangue, secreção corporal ou saliva. 

As ações do Senai-DF frente à pandemia também incluem outras atividades. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e a empresa de confecção Tikva, a instituição capacita presidiários para a produção de quase 3 milhões de máscaras descartáveis nos próximos dois meses.

O Senai-DF, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF), também oferece consultoria e suporte técnico gratuitos para indústrias que quiserem produzir máscaras em tecido para uso hospitalar.

Texto: Samira Pádua
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja aqui a galeria de imagens:

Senai-DF fará o reparo de ventiladores pulmonares

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST