Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com recursos para projetos contra a covid-19
- Detalhes
- Criado: Quarta, 01 Julho 2020 17:59

A Universidade de Brasília assinou um convênio com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), para a criação de um fundo que vai arrecadar doações para projetos de pesquisa, inovação e extensão com foco no combate a covid-19. Um desses projetos é o de manutenção de respiradores para ventilação invasiva, que é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), na escola de Taguatinga.
O custo de manutenção de cada respirador está na ordem de R$ 18.750, valor mais baixo do que o preço médio de um equipamento novo, que é de em torno de R$ 70 mil. Hoje o Senai-DF tem parceiros que apoiam o projeto, mas a entrada de novos recursos permitirá que mais aparelhos sejam consertados. Por isso, a campanha de arrecadação foi lançada e pode ter adesão de toda sociedade civil.
Para doar, basta que pessoas e empresas acessem o link: https://www.finatec.org.br/doacaoprojetos/form/projetodoacao/162. Para doações em serviços, materiais ou equipamentos, é preciso, primeiro, articular a ação junto ao Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Senai-DF recebeu, desde abril, 88 ventiladores pulmonares, vindos de órgãos públicos e institutos e hospitais ligados ao governo. Do total, 21 foram reparados e calibrados, dois aguardam calibração, 50 aguardam peças, seis estão na fase de desinfecção, três estão na fase de diagnóstico e seis foram enviados para recuperação pelo fabricante.