Psai faz atendimento especial durante a pandemia
- Detalhes
- Criado: Quarta, 26 Agosto 2020 17:11

Durante a pandemia do coronavírus, as escolas se viram obrigadas a fechar as portas e aplicar aulas remotas para estudantes de todos os níveis. No caso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) não foi diferente. Desde o mês de março, os alunos fazem aulas por meio do computador.
E um grupo de alunos do Senai-DF recebeu atenção especial neste momento de mudança de rotina educacional. Foram os estudantes atendidos pelo Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), que promove a formação profissional de pessoas com qualquer tipo de deficiência, oferecendo um ambiente inclusivo, com instalações acessíveis e material didático adequado. O Psai também atende idosos, quilombolas, indígenas, imigrantes, refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Para atender essa demanda, o Serviço de Orientação ao Estudante (SOE) das cinco escolas do Senai-DF, que já adotava um protocolo de atendimento especial para o Psai, intensificou o acompanhamento dos alunos do programa, fazendo videoconferências e contatos por telefone para monitorar de perto os 18 estudantes do programa matriculados no Senai-DF em 2020. E a avaliação positiva do atendimento é feita pelos próprios estudantes. “Eu agradeço a orientadora por ter me dado a oportunidade de fazer o curso, pois sem esse apoio não conseguiria. Minhas notas são boas e eu amo muito o curso”, relatou Rubens Santana, aluno do curso técnico em Administração do Senai Gama.
Wellen Basso, orientadora educacional do Senai Gama e interlocutora no Psai-DF, é a responsável por coordenar essa rede de apoio nas três escolas. “Sabemos que estamos vivendo um período com muitas dificuldades, pois mudanças nunca são fáceis. Logo, o apoio pedagógico é de suma importância para que os alunos atendidos pelo Psai mantenham sua rotina de estudos com horários definidos, organização, paciência e planejamento. Além de todo o processo formal de ensino, no Psai é necessário que o aprendizado ocorra de forma lúdica, com interação e acolhimento”, afirmou.
Neste momento de pandemia, toda a população foi afetada em vários aspectos, por exemplo, o emocional e a mudança em nossa rotina diária. E a parte psicológica dos alunos também é uma preocupação da equipe do Psai, que monitora os alunos e comunica às famílias caso algum comportamento mostre a necessidade de acompanhamento especializado. “Eu tenho depressão e sofro de ansiedade. Diante dessa pandemia, as aulas pararam de ser presenciais e, mesmo de longe, minha orientadora vem me acompanhando”, disse outra aluna do Senai Gama, que preferiu não se identificar.
Psai
O programa ocorre em todas as escolas do Senai no Brasil e promove acessibilidade do processo educacional dos cursos para necessidades especificas dos alunos. O respeito à diversidade e a promoção da equidade de oportunidades entre todas as pessoas no processo de desenvolvimento laboral são norteadores do programa.
Todos os cursos oferecidos pelo Senai-DF são acessíveis por meio do Psai. Para mais informações sobre o programa no Distrito Federal, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042-6565. Para inscrever-se nos cursos do Senai-DF, acesse cursos.sistemafibra.org.br.
ATUALIZAÇÃO: 27/8, às 11h40 - Todos os cursos das cinco unidades do Senai -DF localizadas em Brazlândia, no Gama, em Sobradinho, no Setor de Indústrias Gráficas e em Taguatinga, são acessíveis por meio do Psai.