Empresas têm aumento médio de 37% de produtividade com intervenções gratuitas do DF +
- Detalhes
- Criado: Segunda, 21 Setembro 2020 17:19

Com algumas intervenções de baixo custo e com o comprometimento da equipe, o aumento da produtividade de uma empresa de qualquer setor pode ser alcançado após 120 horas de consultoria do DF + Produtivo. O programa é realizado por um convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.
A metodologia aplicada no DF + Produtivo é da manufatura enxuta (lean manufacturing), baseada na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário (estoque), movimento e defeitos. A consultoria é realizada por especialistas do Senai-DF e é subsidiada pela FAP-DF, sem custos para o empresário.
Os objetivos do programa são identificar oportunidades de melhoria nos processos produtivos das empresas por meio da criação de um fluxo contínuo de valor, sincronização da demanda e tempos de processo, identificação das atividades que agregam valor do ponto de vista do cliente e melhoria contínua.
“O DF + traz todo o conceito, a filosofia e as ferramentas da manufatura enxuta. Os resultados que estão sendo obtidos só reforçam que o conhecimento é aplicável a todo o setor industrial, uma vez que lida com a otimização do processo, independente do segmento produtivo que seja”, explicou Alessandra Machado, gerente de serviços de tecnologia e inovação do Senai-DF e gestora do DF +.
Os resultados da consultoria já são medidos em empresas de diferentes setores como os de alimentação, de madeira e mobiliário, e do vestuário e de calçados.
Até o momento, três empresas finalizaram a consultoria DF + Produtivo, com incremento médio de eficiência e de produtividade de 37%.
Uma das empresas que concluiu a consultoria e que já começa a colher bons frutos é a Fio de Ouro, especializada em confeccionar uniformes escolares para colégios particulares do Distrito Federal. Antes da pandemia de covid-19, o segmento de costura de uniformes escolares tinha demanda permanente, mas com a chegada do coronavírus ao Brasil e a suspensão das aulas presenciais nas redes de ensino, a procura pelos produtos caiu praticamente a zero.
“Começamos a fazer o DF + Produtivo no ano passado, antes da paralisação pelo coronavírus. Quando chegou a pandemia, nós já tínhamos nos organizado por conta da consultoria e, por isso, tivemos menos dificuldades. Encontramos meios para passar por esse momento, já que a consultoria nos trouxe uma visão diferente e conseguimos entrar em outros mercados que não trabalhávamos antes, como os de equipamentos de proteção individual (EPIs) e as linhas fitness e infantil”, explicou Jesualdo dos Santos, diretor comercial da Fio de Ouro.
As interferências feitas na empresa foram relacionadas a mudança de layout e ao uso da ferramenta 5S — que tem como objetivo liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Com isso, a Fio de Ouro teve aumento de produtividade de 26%, além de uma redução de 38,39% na movimentação dos funcionários. Outro ponto positivo é o fato de o programa ter incentivado ações de cunho social, como doações de agasalho, e de ter propiciado um ambiente mais agradável para os colaboradores, o que contribuiu indiretamente para o aumento da produtividade.
Esses resultados estão relacionados apenas a linha de produção de uniformes, sem levar em consideração o aumento do escopo produtivo e a possibilidade de estender todo o aprendizado para as outras linhas de produção, a de EPIs, a fitness e a infantil . Ao contabilizar todas as mudanças, o aumento da produção da fábrica chega a 60%. “Com a consultoria, conquistamos uma estrutura bem organizada, bem montada. Nossa linha de produção eliminou desperdícios que nos faziam perder dinheiro e conseguimos incluir novos produtos na nossa linha. Ter isso de forma gratuita foi fundamental para nossa empresa”, completou Jesualdo.
Assim como na Fio de Ouro, a Padaria do Bairro também foi beneficiada com a diminuição de desperdícios, maior controle de custos e de benefícios, de produtividade e redução de atividades que geravam gastos para a empresa. A panificadora produz diferentes tipos e sabores de pães para o mercado industrial e varejista de Águas Claras. A empresa utiliza 100 quilos de farinha de trigo por dia para atender uma demanda de 1,2 mil pães diários.
“Vimos um aumento da produtividade em cerca de 34% e redução da movimentação na cozinha em 20%. No meu entender, é sempre bom estarmos aprendendo coisas novas e padronizando nosso trabalho”, disse Ana Paula Barreto, assistente administrativa da Padaria do Bairro. “Se a consultoria fosse paga, ainda valeria a pena, pois iríamos recuperar o investimento em alguns anos. Mas sendo de graça e nesse período de crise, fez muita diferença na nossa empresa”, avalia.
Inscrições abertas
A metodologia usada nas consultorias do DF + é a do Brasil Mais Produtivo, do governo federal, e consiste em intervenções rápidas, de baixo custo e de alto impacto. O DF + Produtivo é um dos três eixos do programa, voltado ao ganho de produtividade. O foco é a redução de desperdícios, como atividades sequenciais desnecessárias, estoque excessivo, má utilização do capital humano e tempo de espera em vão. Cada consultoria leva de três a quatro meses. A adesão é gratuita.
O DF + Avançado começa a trabalhar a primeira fase da indústria 4.0, com monitoramento de toda a operação em tempo real. Assim como no primeiro programa, a adesão é gratuita, porém, nesse caso, há a necessidade de investimento em software e hardware.
Além das consultorias que tratam de aperfeiçoar processos de produção, há o DF + Eficiente, que tem como objetivo melhorar a eficiência no uso de energia.
Para participar do DF +, as empresas interessadas precisam fazer uma autoavaliação no portal maturidade.senai40.com.br. Um consultor do Senai-DF entrará em contato para confirmar a adesão ao programa ou detalhar os motivos de ela não poder participar. Para mais informações, acesse o site do DF + ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..