Equipe do Senai Gama vence Desafio Senai de Projetos Integradores
- Detalhes
- Criado: Sexta, 26 Março 2021 15:31
Um grupo de alunos da escola do Gama do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) levou o primeiro lugar na categoria Técnico do Desafio Senai de Projetos Integradores 2020. Promovido pelo Senai Nacional, o desafio está na sexta edição e propõe que estudantes trabalhem em equipe e desenvolvam projetos inovadores com base em atividades que fazem parte do dia a dia de indústrias e de instituições.
A divulgação dos resultados do desafio ocorreu em 2 de março, no canal do Senai Play no YouTube. Os vencedores do Senai-DF foram homenageados na quarta-feira, 24 de março, durante reunião online da Coordenação Coletiva da instituição, que é realizada mensalmente com a equipe técnico pedagógica e os instrutores.
“A pandemia da covid-19 nos tornou mais resilientes. As aulas e a rotina pedagógica foram adaptadas e otimizadas com recursos tecnológicos. O mesmo ocorreu com os projetos pedagógicos, que fazem diferença na formação profissional dos alunos”, disse a gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Valéria Silva, durante o encontro. O DF selecionou nove projetos da fase escolar para a fase nacional.
A equipe campeã, formada por cinco alunos dos cursos técnicos em Administração, em Eletrotécnica e em Segurança do Trabalho, criou o Sistema Tecnológico de Ações Inclusivas e Inteligência Artificial, um mecanismo para aumentar a utilização de bibliotecas. Pensando na acessibilidade, os jovens também sugeriram no projeto o uso de um tradutor da língua brasileira de sinais (libras), o Hand Talk. O aplicativo permite a interação de um ouvinte com uma pessoa surda, traduzindo texto ou áudio para a linguagem de sinais. Tudo foi feito com tecnologias já existentes e o objetivo é potencializar o uso de cada uma por meio da junção delas.
O desafio escolhido veio do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Social do Vale da Eletrônica Stefan Bogdan Salej, unidade do Senai localizada na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG). A escola mineira demandou soluções para tornar a biblioteca do espaço mais atrativa, aumentando a utilização pelos estudantes. Diante do desafio, os alunos do Senai Gama pensaram em uma plataforma que contribuísse com a quebra de barreiras de comunicação com a população deficiente a partir de dispositivos de inteligência artificial em aplicativos de uso diário e com a consolidação de informações em um banco de dados gerencial.
A ideia é aprimoramento de projetos anteriores. Em 2018, surgiu o Sistema Inteligente Integrador de Tecnologias Assistivas, que tinha o objetivo de adaptar placas de sinalização para deficientes visuais. No ano de 2019, foi criado a plataforma Acesso – Sistema Integrador de Tecnologias, mecanismo para auxiliar a visitação autônoma em um museu. Ou seja, ao longo de três anos houve adaptações, correções e melhoria de uma proposta que preza pela acessibilidade.
A instrutora do Senai Gama Isabel de Araújo, da área de Tecnologia da Informação, acredita que programas como o Desafio Senai de Projetos Integradores estimulam a criatividade e o protagonismo do estudante. “É uma ferramenta para desafiar o aluno a participar de ações que ele mesmo tem de se superar. É preciso estudar e pesquisar conteúdos além dos trabalhados em sala de aula, é entender e aceitar as ideias do colega e é explorar novos campos”, explica. Ela destaca ainda que a motivação em acompanhar os jovens está no entusiasmo de vê-los no mercado de trabalho. “Aflorar e despertar o crescimento profissional de uma pessoa é fantástico. Poder ter meus alunos como colegas de trabalho e ter troca de experiências com eles é algo maravilhoso.”
O protótipo desenvolvido para o Centro de Desenvolvimento está em funcionamento na biblioteca do próprio Senai Gama, que auxilia a funcionária Priscila Borges, que é surda, no controle de empréstimos de livros, revistas e outros.
“O Desafio mostrou que temos potencial e eu descobri coisas em mim que não sabia que poderia fazer. Em paralelo, a nossa proposta vai de encontro com melhorias inclusivas, que ajudem pessoas com alguma limitação”, disse, emocionada, a aluna do curso Técnico em Segurança do Trabalho Naomi Matos.
Conheça a equipe vencedora:
Isabel de Araújo — Instrutora orientadora
Gabriel Lucas Silva Sena — Técnico em Administração
George Rock Moreira Diogo — Técnico em Segurança do Trabalho
Gilmar Silva Novais — Técnico em Administração
Naomi Matos de Souza — Técnico em Segurança do Trabalho
Pedro Henrique Santos Santana — Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Eletrotécnica
O que é o Desafio Senai de Projetos Integradores?
É uma competição com duração de seis meses em que equipes desenvolvem em sala de aula projetos inovadores que respondam a demandas industriais.
Participaram da disputa estudantes dos cursos de aprendizagem industrial, técnicos e de graduação do Senai, sob a orientação de instrutores. As equipes escolhem um problema real, disponível no site Saga Senai de Inovação, e apresentado por uma empresa de qualquer parte do Brasil. A partir daí, trabalham para implementar uma melhoria, que pode ser na produtividade, na diminuição de impactos ambientais ou até na criação de um produto. É preciso fazer um protótipo e um vídeo de apresentação vendendo o projeto – o pitch.