Senai-DF forma 40 alunos do Centro de Logística de Mísseis e Foguetes

31 5 2021 Formatura curso SENAI no Exercito em Formosa Foto Victor Hugo Pessoa 7 CAPAO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), em parceria com o Centro de Logística de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro, em Formosa (GO), realizou nessa segunda-feira, 31 de maio, cerimônia de formatura de 40 alunos dos cursos de qualificação de Eletricista Veicular e de Mecânico de Motor Ciclo Diesel. O evento ocorreu no Forte Santa Bárbara, unidade do Exército onde os estudantes servem. 

“O Senai é uma instituição de ensino que colabora para o desenvolvimento do País, por meio do ensino de qualidade e do uso de novas tecnologias. O aprendizado adquirido pelos jovens agrega não só ao trabalho desempenhado no quartel como também na vida pessoal”, afirmou o general de Brigada e comandante de Artilharia do Exército, Marcelo Gurgel do Amaral Silva, durante a cerimônia.

As duas capacitações, com carga horária de 200 horas cada uma, ocorreram in company — que quer dizer dentro da empresa. O Senai-DF foi contratado pelo Exército Brasileiro para ministrar os cursos e adaptou conteúdos e metodologia de ensino para atender as necessidades do grupo. “É gratificante ver o quão os alunos puderam se adequar e transformar o local de trabalho em espaço de estudo”, diz a gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Valéria Silva.31 5 2021 Formatura curso SENAI no Exercito em Formosa Foto Victor Hugo Pessoa 10 CAPA

No curso de Eletricista Veicular eles aprenderam sobre fundamentos de eletricidade, componentes de sistemas elétricos, elaboração de esquemas de energia e construção de circuitos elétricos. Já no de Mecânico de Motor Ciclo Diesel, foram ministrados temas como funcionamento do motor, componentes, diagnóstico e manutenção.

Os alunos trabalham com a manutenção dos veículos, viaturas blindadas. “Alguns têm experiência prática, mas passaram a entender a teoria e aplicar na função as melhores técnicas e outros puderam alinhar os dois momentos com o curso. Dividi as turmas de acordo com o conhecimento que tinham, a partir daí houve uma maior interação com as atividades”, explicou o professor da área de Automotiva do Senai-DF Ricardo Iurassek.

Como projeto final, os alunos dos dois cursos se uniram para restaurar um Jeep Willys que estava parado há cerca de 20 anos. “Colocamos em prática tudo o que foi nos ensinado desde o princípio de operação do automóvel e fomos além, fazendo até a restauração do estofamento”, contou, empolgado, o cabo Manuel Vitor da Costa. Ele disse ainda que por ser militar temporário, o ganho em fazer uma capacitação do Senai-DF é ainda maior. “Tenho data para finalizar o meu trabalho junto ao quartel. Pretendo aproveitar cada oportunidade aqui dentro com o intuito de sair e abrir o meu próprio negócio, uma oficina mecânica.”31 5 2021 Formatura curso SENAI no Exercito em Formosa Foto Victor Hugo Pessoa 31

Visita ao Senai Taguatinga
Em 12 de maio, os alunos dos dois cursos e o comandante do Centro de Logística de Mísseis e Foguetes, coronel Idunalvo Mariano de Almeida Júnior, visitaram o Senai Taguatinga e conheceram as instalações da área Automotiva da escola.

O objetivo do encontro foi apresentar aos militares a estrutura da unidade e estreitar os laços entres as instituições, a fim de que possam ser firmadas novas parcerias.

A unidade de ensino oferece capacitações sobre funcionamento de veículos, funilaria, pintura, sistemas de suspensão, freios, elétrica, motor, entre outros. Os estudantes que fazem curso do segmento desenvolvem conhecimentos técnicos de materiais, de processos, de controle de qualidade e de manutenção.

Serviço
O Senai é referência em Educação Profissional, por isso oferta seus cursos em locais fora do ambiente escolar, diretamente nas instituições, empresas e indústrias do Distrito Federal e do entorno. Há formação nas modalidades presencial, in company e a distância.

Há opções de cursos de qualificação profissional e de aperfeiçoamento profissional são de curta duração, com cargas de 20 a 400 horas-aulas (de uma semana a quatro meses, em média). O primeiro tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional. Já o segundo, trata da ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional. Em ambos os casos os concluintes recebem certificados. 

Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Senai-DF, no telefone (61) 4042-6565.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/ Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja a galeria de imagens: 
Senai-DF forma 40 alunos do Centro de Logística de Mísseis e Foguetes

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST