DF Inova Tech leva curso a moradores de São Sebastião em unidade móvel
- Detalhes
- Criado: Sexta, 18 Junho 2021 14:39
A região administrativa de São Sebastião está recebendo duas turmas do curso de Desenhista de Produtos Gráficos – Web Design do programa DF Inova Tech, uma iniciativa do governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). As aulas, iniciadas em 24 de maio, são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e ocorrem em uma unidade móvel, estacionada na Administração Regional da cidade.
O objetivo da iniciativa é oferecer capacitações do programa DF Inova Tech fora das escolas do Senai-DF. “A educação dá autonomia às pessoas e, consequentemente, independência, contribuindo ainda para entrada no mercado de trabalho e para a geração de renda. É dessa forma que a parceria busca impulsionar a qualificação profissional e a economia da capital federal”, explicou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, em conversa com alunos.
O DF Inova Tech é fruto de um convênio assinado em 2019 que já formou 984 pessoas e atualmente tem mais de 1,8 mil estudantes. Até o fim do programa, serão mais de 10 mil profissionais formados.
“Serão investidos R$ 25 milhões em oportunidades de ensino para aqueles que mais necessitam. Os cursos gratuitos podem mudar a realidade de jovens, de homens e de mulheres que querem crescer. A meta é ainda transformar Brasília em uma cidade inteligente, com profissionais qualificados para atender qualquer segmento empresarial”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, que também visitou a unidade móvel nessa quarta-feira, 16 de junho.
Os cursos do DF Inova Tech são em áreas como Automação Industrial, Automotiva, Construção Civil, Domótica, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias Renováveis, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Vestuário.
No caso do curso de Web Design, os participantes aprendem a desenvolver e a diagramar layouts de impressos e interfaces para internet, criar identidades visuais, utilizar técnicas de desenho artístico e publicitário e manusear equipamentos e aplicativos gráficos específicos de informática.
Em São Sebastião, são duas turmas com 20 estudantes cada. Devido a pandemia da covid-19, há divisão de grupos em dois horários pela manhã e mais dois no período da tarde, com atividades online no turno contrário ao presencial para que a carga horária do curso seja cumprida. Assim, é possível seguir o protocolo de medidas sanitárias, que observa pontos como distanciamento social e limpeza do espaço.
“Eu terminei o Ensino Médio recentemente e o curso é a porta de entrada para o meu futuro. O Senai é uma instituição reconhecida no País, o que engrandecerá o meu currículo. E o mais vantajoso é estudar próximo de casa, sem perder a qualidade do aprendizado”, disse o aluno João Vitor Silva (foto), de 17 anos.
Brazlândia
Há também uma unidade móvel em Brazlândia, estacionada na escola do Senai-DF na região, que recebe 40 alunos do curso de Eletricista de Sistemas Fotovoltaicos. As aulas, que começaram no fim de maio, terminam no início de agosto.
Ambos os cursos são de qualificação, com 200 horas-aulas. A modalidade permite a inserção do aluno no mercado de trabalho ou uma recolocação profissional.
DF Inova Tech
O convênio firmado em 2019 previa inicialmente a oferta de 45 mil vagas até 2022. Contudo, a meta de formação foi reduzida para 10,5 mil matrículas. A mudança foi feita com base em um estudo de cenário, influenciado pela crise causada pela pandemia da covid-19.
Vagas abertas
Em 7 de junho foi lançado um edital do DF Inova Tech com 2.005 vagas gratuitas. O prazo para inscrição termina em 30 de setembro, ou até o preenchimento das vagas. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site cursos.senaidf.org.br e anexar cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.
