Empresas locais recebem certificado do programa DF + Produtivo
- Detalhes
- Criado: Quarta, 14 Julho 2021 18:26
Nesta quarta-feira, 14 de julho, no Palácio do Buriti, 25 empresas de Brasília receberam o certificado de conclusão da consultoria DF + Produtivo. O programa tem o objetivo de aumentar em pelo menos 20% a produtividade de pequenas e médias empresas, reduzindo desperdícios. A iniciativa gratuita ocorre por meio de um convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), a Secretaria de Tecnologia e Inovação do DF e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF).
“A capacitação empresarial é essencial para o crescimento dos negócios. Temos aqui resultados que demonstram a importância da parceria dos setores produtivo e público nas empresas locais para o desenvolvimento econômico do DF, com consequência na geração de empregos e renda”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar, durante o evento.
Para o governador em exercício, Paco Britto, a consultoria “melhora a percepção do empresário sobre o mercado, promove o pensamento crítico e estimula o espírito de liderança.”
A metodologia utilizada na consultoria é da manufatura enxuta (lean manufacturing). O método enumera quais são os sete tipos de perdas mais comuns: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário (estoque), movimento e defeitos.
Segundo o secretário de Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, serão investidos mais de R$ 8 milhões no programa. “A meta é apoiar as empresas de acordo com as demandas e as necessidades apontadas por elas, assim a consultoria será efetiva em aprimorar os processos produtivos. É um investimento e um incentivo para os empreendimentos tornarem-se mais competitivos”, afirmou. O DF + tem como meta realizar 400 consultorias até 2022.
O diretor-presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior, destacou a efetividade da ação em meio à pandemia da covid-19. “Diante da crise econômica, temos de nos reinventar. O caminho é o desenvolvimento sustentável, que trará resultados para toda a sociedade. O DF + caminha nesse propósito.”
Comenda Parceiros da Tecnologia
Durante a cerimônia de entrega de certificados, a Secretaria de Tecnologia e Inovação do DF fez a primeira outorga da Comenda Parceiros da Tecnologia.
Além das empresas que finalizaram as consultorias do DF +, receberam também a homenagem o presidente da Fibra e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar, e o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.
A lista com todos os homenageados está na Portaria nº 50 da Secretaria de Tecnologia e Inovação, publicada no Diário Oficial do DF de 14 de julho de 2021.
DF + Produtivo
Em consultorias com duração de 120 horas, executadas em cerca de três meses, o DF + Produtivo identifica oportunidades de melhorias nos processos produtivos das empresas por meio da criação de um fluxo contínuo de valor, sincroniza a demanda e o tempo de processo e reconhece as atividades que agregam valor do ponto de vista do cliente e da melhoria contínua.
O programa começou a atender em 2020. Até 14 de julho deste ano, foram finalizadas 48 consultorias e outras 26 empresas estão em atendimento. São empreendimentos das áreas de Alimentos, Construção Civil, Gráfica, Movelaria, Tecnologia da Informação e Vestuário. A média de aumento de produtividade é de 53%.
“O atendimento é personalizado, o que permite ações assertivas, pois são analisadas as reais demandas da empresa. Assim, o aumento da produtividade é consequência de uma mudança no processo de gestão. A parceria do governo com o Senai tem o papel de alavancar os pequenos negócios e estimular a competitividade”, diz o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.
A empresa Dulce Patagonia, do segmento de alimentos e bebidas, recebeu a consultoria do DF + Produtivo e teve aumento de 87,2% na produção do alfajor, doce carro-chefe da casa. Foi eliminada a etapa de limpeza da mesa que recebe o produto para a cobertura do chocolate, com a utilização mais eficiente de um dos equipamentos. A máquina passou a operar aplicando uma dosagem menor e mais precisa de ingredientes, com resultado na diminuição do desperdício. Com a evolução do processo, a embalagem também passou a suportar melhor o alfajor. “As ferramentas para chegar até este resultado contribuíram também para a organização do estoque e a distribuição dos equipamentos de trabalho, nos dando mais agilidade na produção de diversos produtos”, conta o analista de Estratégia da marca Vinícius Paes. “Além disso, mudou a visão da equipe sobre trabalho em conjunto, pois todos foram envolvidos na consultoria e aprenderam um pouco mais sobre a empresa.”
Como participar?
A metodologia usada nas consultorias do DF + é a do Brasil Mais Produtivo, do governo federal, e consiste em intervenções rápidas, de baixo custo e de alto impacto.
O DF + Produtivo é o eixo do programa voltado ao ganho de produtividade com foco na redução de desperdícios, como atividades sequenciais desnecessárias, estoque excessivo, má utilização do capital humano e tempo de espera em vão. Cada consultoria leva de três a quatro meses. A adesão é gratuita.
O DF + Avançado começa a trabalhar a primeira fase da indústria 4.0, com monitoramento de toda a operação em tempo real. Assim como no primeiro programa, a adesão é gratuita, porém, nesse caso, há a necessidade de investimento em software e hardware.
Além das consultorias que tratam de aperfeiçoar processos de produção, há o DF + Eficiente, que tem como objetivo melhorar a eficiência no uso de energia.
Para participar do DF +, as empresas interessadas precisam fazer uma autoavaliação no portal maturidade.senai40.com.br. Um consultor do Senai-DF entrará em contato para confirmar a adesão ao programa ou detalhar os motivos de ela não poder participar. Para mais informações, acesse o site do DF + ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..