Carnaval: foliões pulam; alunos olímpicos treinam
- Detalhes
- Criado: Segunda, 01 Fevereiro 2010 01:11
De 13 a 16 de fevereiro, enquanto a maioria dos brasileiros aproveita a maior festa popular do Brasil, os 21 alunos representantes do DF na Olimpíada do Conhecimento (OC) trocarão as típicas marchinhas de Carnaval, fantasias, serpentinas, viagens, bailes e blocos de rua por uma série de provas, que exigirá raciocínio lógico e concentração. Trata-se do último simulado realizado pela delegação brasiliense, que antecede a etapa nacional da maior competição profissional do País, a ser realizada no Rio de Janeiro, de 8 a 15 de março deste ano.
De acordo com Cláudio Tavares, coordenador da Olimpíada no DF, o simulado servirá para manutenção do índice de aproveitamento dos alunos - que já atingiram média de 85% (dentro do exigido pela competição), além da redução de até 20% no tempo em que as provas são realizadas. “Depois de meses de dedicação exclusiva ao conteúdo teórico e prático, entendemos que os nossos alunos já têm o conhecimento necessário para participar da OC e obter bons resultados. Eles deixarão de aproveitar o Carnaval, mas, com certeza, abrirão novas portas neste grande início de suas jornadas profissionais”, considera.
O aluno William Ramon Grassioti, de Mecânica de Refrigeração, ainda não contou para a família e para a namorada que abrirá mão das festividades para seguir com os estudos. Com viagem marcada para Caldas Novas (GO), o estudante terá que adiar os planos. “O meu objetivo é adquirir todo o conhecimento necessário para fazer bonito no Rio de Janeiro. Tenho a vida inteira pela frente para curtir muitos carnavais e não estou sofrendo por isso”, afirma o jovem de 19 anos. Segundo William, o treinamento é importante porque antecede a competição no Rio e o ajudará a manter o bom tempo na realização de sua prova, conquistado com muito suor. “O regulamento diz que eu tenho até 22h para cumpri-la, mas já consegui em 20h. Se parasse para o recesso, poderia perder esse rendimento”, explica William.
Investimentos
William e outros 20 brasilienses irão compor o time de cerca de 690 alunos que participará de uma das maiores etapas nacionais da Olimpíada do Conhecimento já realizadas no País. Além disso, o evento hospedará, no mesmo espaço, o WorldSkills América – que levará competidores de diversos países americanos ao Rio. A 6ª edição da OC reunirá ainda um público de 230 mil pessoas nos 571 mil m² no espaço do Riocentro, na Barra da Tijuca, além de atrativos como mostras, exposições, seminários, rodada de negócios e espetáculos culturais.
No DF, o Senai Departamento Regional já investiu cerca de R$ 1 milhão nas 20 áreas do conhecimento atreladas à competição – um crescimento real de 150% na comparação com a última OC, iniciada em 2007, quando os investimentos chegaram a R$ 400 mil. O valor é destinado principalmente para a aquisição de equipamentos, treinamento de pessoal, acompanhamento dos competidores, além dos insumos utilizados no dia a dia da competição. “Esta Olimpíada conta com o maior número de competidores e, também, com o maior investimento da história do torneio no DF. Tudo em prol da excelência de nossa educação profissional, que, consequentemente, confere maior qualidade aos nossos cursos”, adianta Cláudio.
Os recursos, no entanto, não visam apenas o aumento no número de medalhas dos participantes brasilienses. “Certificados de excelência, boas colocações e o simples contato desses alunos com o clima de competição já são grandes atestados da qualidade e inovação na formação de mão de obra para a indústria brasiliense”, conclui Tavares.
Na última edição da OC, a delegação do DF, formada por 19 estudantes, trouxe duas medalhas de ouro e duas de bronze nas etapas nacionais realizadas nos três estados do Sul do País. Além disso, a aluna Helena Quintas Simões trouxe um certificado de excelência profissional conquistado durante o WorldSkills do Canadá, na ocupação Design Gráfico, ano passado. “Temos certeza que todo esse investimento não é apenas visando o retorno com maior número de medalhas. Esses alunos ganharam em excelência profissional, precisão, e referência de profissionalismo. O retorno para a indústria é imensurável”, afirma.
A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de promoção da Educação Profissional no Brasil. A competição expõe o talento de jovens estudantes, incentiva o desenvolvimento de competências e ensina os alunos a superar desafios, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho e do ambiente industrial. Os melhores na competição do Rio de Janeiro serão selecionados para o WorldSkills, evento mundial que será realizado em Londres, em 2011
Informações para imprensa
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Sistema Federação das Indústrias
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61-3362-3883 / 8431-0335
Foto
Cristiano Costa