Renova-DF entrega certificados a 789 alunos

10 09 2021 Entrega Certificados Renova DF Foto Victor Hugo Pessoa Capa 4Atualizado em  23/12, às 16h.

Setecentos e oitenta e nove participantes do programa Renova-DF receberam, na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, os certificados de conclusão do curso Auxiliar de Manutenção, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Por meio da iniciativa, coordenada pela Secretaria de Trabalho, os estudantes aprenderam na prática uma nova profissão, com a recuperação de 92 equipamentos públicos em Samambaia e em Ceilândia.

A cerimônia de conclusão das atividades ocorreu no ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi), com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha, que destacou a importância da ação para o momento de retomada econômica e o valor da formação profissional na vida dos concluintes. “Tive a oportunidade, no Sistema S, de receber meu primeiro diploma, à época de computação, no início dos anos 90. Esse diploma era aceito em qualquer lugar que você fosse buscar emprego; até hoje permanece, não só aqui no DF, como em todo o Brasil, o respeito por um diploma emitido pelo Sistema”, disse o chefe do Executivo local.

No Renova-DF, além da capacitação, os alunos receberam bolsa-auxílio no valor de um salário-mínimo ao longo dos meses do curso. “Não há nada mais digno do que dar formação profissional com renda e contribuir para a manutenção dos equipamentos públicos”, ressaltou o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar.

As aulas foram ministradas em espaços públicos, em locais como praças, parques infantis, quadras poliesportivas, pontos de encontro comunitário e paradas de ônibus. As atividades práticas se deram na reforma e na restauração de patrimônios públicos.

“Essa é uma oportunidade de inserção social produtiva dessas pessoas no mercado de trabalho, traz dignidade e tem grande repercussão tanto para os alunos quanto para as famílias que eles representam”, pontuou o secretário de Trabalho, Thales Mendes, após a cerimônia, que reuniu representantes do Executivo, do Legislativo e de diversas instituições parceiras do projeto.

Oradora da turma de formandos, Jalile Catarina Cruz, de 33 anos, avaliou a participação no programa como um primeiro passo para a mudança de vida como pessoa e profissional. “Essa oportunidade nos proporcionou a aprendizagem na prática; colocamos a mão na massa e, com isso, adquirimos as habilidades que hoje nos aproximam do mundo do trabalho na construção civil. Não foram dias fáceis, mas entendemos que valeu a pena todo o esforço, com a recompensa de que o conhecimento adquirido é algo que levaremos para o resto de nossas vidas”.

RenovaDF Maria Rosa FotoMoacirEvangelista23082021 2Durante a entrega dos certificados, foi anunciada a contratação de oito alunos para atuarem como instrutores da próxima turma do programa.

Esperança de um futuro melhor
Os alunos diplomados nesta quinta-feira são parte do primeiro grupo do programa, de mil estudantes, que iniciou as aulas em 31 de maio e em 8 de junho. A diferença do número de pessoas que iniciaram as aulas para os formados se dá por evasões ou por desistências. No total, o Renova-DF prevê a capacitação de 3 mil pessoas desempregadas. Uma delas é a formanda Maria Rosa de Jesus Nascimento (foto), de 44 anos. “Eu nasci na roça e sou de origem humilde. Passei por dificuldades e muitos duvidaram da minha capacidade para trabalhar; o Renova-DF está mudando a minha história, pois essa é uma oportunidade única”, conta. “Estou aperfeiçoando os meus conhecimentos, aprendendo coisas novas e sairei com um certificado que comprova a minha qualificação”, completa ela, que está em Brasília desde 2009 e veio para a capital federal na esperança de conseguir emprego e melhoria de vida.

Com carga horária de 240 horas, a qualificação profissional durou cerca de três meses e abordou técnicas de alvenaria, pintura, jardinagem, carpintaria e serralheria. Além disso, ocorreram workshops na escola do Senai Taguatinga sobre paisagismo, elétrica, hidráulica e segurança no ambiente de trabalho.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); a Companhia Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). As inscrições para o projeto foram realizadas em 2020 pela Secretaria de Trabalho, responsável também pela convocação das turmas para início das aulas.

[Atualização em 23/12, às 16h: o número de formandos do primeiro ciclo do Renova-DF foi atualizado.]

Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
Foto da cerimônia: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Foto da formanda: Moacir Evangelista/Senai-DF - 23.8.21
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST