Parceria entre Ministério da Defesa e Senai-DF já formou 220 alunos em 2021

Rodrigo Souza 26 anos Soldado FotoBeatrizCarlos21092021“O curso de panificação está abrindo as portas para mim no mercado de trabalho. Trabalho com encomendas de pão e já fui chamado para entrevista de emprego”, conta o soldado do Exército Brasileiro Rodrigo de Souza, de 26 anos. Ele é um dos 220 militares formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) em 2021, no Projeto Soldado Cidadão, coordenado pelo Ministério da Defesa.

Além de ter concluído formação em panificação, é aluno de turma do curso Pintor Residencial, também pelo Senai-DF. “Conheci a instituição pelo Exército e isso influenciou a minha vida em muitas coisas. Antes, eu não tinha qualificação, só um curso de informática”, detalha, sobre o crescimento profissional.

Com o apoio das Forças Armadas, a ação busca capacitar jovens que prestam o serviço militar obrigatório e auxiliá-los no ingresso ao mercado de trabalho ao fim desse período. “Ele se qualifica, volta para a Força, continua a atividade para a qual foi qualificado, ganha experiência e, possivelmente, ao sair, consegue ir para o mercado”, explica o coordenador do projeto no Ministério da Defesa, coronel do Exército Gustavo Gomes.

O projeto é desenvolvido em parceria com entidades do Sistema S e institutos federais, em cursos contratados pelas Forças ou ofertados pelas instituições de forma gratuita. No Senai-DF, este ano, foram atendidas oito turmas de militares do Exército e uma da Marinha. Outras oito estão em andamento e quatro serão iniciadas.

Luiz Filipe Zang FotoSamira Padua21092021As qualificações são nas áreas de Alimentos e Bebidas, Automotiva, Construção Civil, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição), Gestão, Madeira e Mobiliário, Refrigeração, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

“No Senai-DF, eles têm a oportunidade de conhecer uma área tecnológica, saber quais caminhos podem percorrer dentro desse itinerário e ir galgando formações, desde a mais básica até a mais avançada, que é o curso técnico”, destaca a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.

Ex-aluno da área de Madeira e Mobiliário, o cabo do Exército Brasileiro Luiz Filipe Zang, de 26 anos, pensa em seguir carreira no setor. “A marcenaria é algo bem amplo no mercado de trabalho, na indústria. Com certeza, ter no meu currículo o nome Senai abre portas.”

Texto: Samira Pádua
Fotos da capa e do personagem Rodrigo de Souza: Beatriz Carlos/Senai-DF
Foto do personagem Luiz Filipe Zang: Samira Pádua/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST