Senai-DF formou 80 internos do sistema socioeducativo em 2021

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) formou na sexta-feira, 1º de outubro, 51 jovens da Unidade de Internação do Recanto das Emas, que cumprem medida socioeducativa em regime fechado em cursos de aprendizagem industrial básica em Assistente Administrativo e em Pedreiro de Revestimento. Estes se somam a outros 29 jovens formados em outras duas turmas, em julho, na Unidade de internação da Santa Maria (UISM), no curso de Assistente Administrativo.

O projeto Medida de Aprendizagem busca contribuir para o resgate da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social, reforçando a importância da formação profissional para alcance de oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, visa também despertar os valores humanos para a vida, oferecer desafios e situações de aprendizagem, propiciando o crescimento de cada jovem contemplado.

Cada aluno passou por 800 horas de curso no total, sendo 400 horas em sala de aula e outras 400 horas de prática profissional simulada. As duas fases ocorreram dentro das unidades de internação.

A gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Milla Michelle Couto Ribeiro, destacou a importância de certificar jovens para o mercado de trabalho. ‘É um orgulho ter 51 formandos no Recanto das Emas. É uma honra colocar esses jovens no mercado de trabalho. Estamos felizes com o desempenho de vocês. O Senai-DF se coloca à disposição para futuros cursos’, disse.

Durante a solenidade, um dos formandos comemorou a conclusão do curso e o compromisso assumido nesta etapa. “Quando completei cinco meses de medida, ganhei uma oportunidade de entrar no curso do Senai-DF. No começo foi difícil me identificar com a área, que foi da Construção Civil. O tempo foi passando e começaram a vir aqueles velhos pensamentos que eu creio que vieram na mente de muitos que estão aqui hoje: ‘o curso de dez meses, vai demorar, quero ir embora, vou pedir desligamento’. Mesmo com tudo isso passando em minha mente, eu deixei os maus pensamentos de lado e decidi focar no curso. Graças a Deus consegui realizar o curso inteiro, sem nenhuma falta”, afirmou.

O programa foi viabilizado por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério Público do Trabalho no DF e no Tocantins, a Superintendência Regional do Trabalho no DF do Ministério da Economia, o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, o Ministério Público do DF e Territórios, a Defensoria Pública do DF, o governo local e o Senai-DF.

A Procuradora do Ministério Público do Trabalho e Coordenadora Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Ana Maria Villa Real, participou da solenidade online e ressaltou que uma das maiores dificuldades foi o período de pandemia. “Não foi fácil chegar até aqui. Esse período de pandemia foi desafiador’. Ela lembrou que o projeto começou em 2018 em Santa Maria e falou da importância da parceria com o Senai-DF. ‘Os agentes socioeducativos têm um papel fundamental que possibilitam esse trabalho. Agradeço ao Senai-DF que encampou a ideia. A aprendizagem é um eixo importante na ressocialização”.

Texto: Beatriz Carlos
Foto: Reprodução
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

 

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST