Equipe do Gama vence etapa regional do Inova Senai
- Detalhes
- Criado: Sexta, 03 Dezembro 2021 13:37
Acessibilidade para surdos. Esse foi o tema que um grupo de alunos da escola do Gama do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) usou para criar um aplicativo, o Voz Libras. Por meio de inteligência artificial, o projeto prevê tradução eletrônica e em tempo real do português para a língua brasileira de sinais (Libras). A ideia recebeu o primeiro lugar na etapa regional do Inova Senai.
A competição é voltada para alunos e egressos que tenham até dois anos de formados, técnicos e docentes da instituição. São premiados projetos de inovação alinhados às demandas da indústria e do mercado, desde que sejam produtos ou processos inovadores.
Para a orientadora pedagógica do Senai Gama Gabriela Barbie, que também é a interlocutora da Saga Senai de Inovação no DF, o Inova estimula a criatividade, o olhar crítico e o protagonismo do estudante. “São trabalhados vários aspectos com os alunos, desde a concepção da ideia até a construção do protótipo. Ao longo das fases, eles aprendem diversos conteúdos, ou seja, saem da caixinha do currículo pedagógico do curso que estudam. Além disso, damos ênfase ao desenvolvimento socioemocional, com técnicas sobre trabalho em equipe, postura profissional e oratória”, explica.
O projeto vencedor deste ano é um aprimoramento de outras ideias. Em 2018, surgiu o Sistema Inteligente Integrador de Tecnologias Assistivas, que tinha o objetivo de adaptar placas de sinalização para deficientes visuais. No ano de 2019, foi criada a plataforma Acesso – Sistema Integrador de Tecnologias, mecanismo para auxiliar a visitação autônoma em um museu, sem a necessidade de um guia. Já em 2020, foi desenvolvido o Sistema Tecnológico de Ações Inclusivas e Inteligência Artificial, um mecanismo para aumentar a utilização de bibliotecas. Pensando na acessibilidade, alunos sugeriram no projeto o uso de um tradutor de Libras, o Hand Talk. O aplicativo permite a interação de um ouvinte com uma pessoa surda, traduzindo texto ou áudio curtos para a linguagem de sinais. Tudo foi feito com tecnologias já existentes e o objetivo é de potencializar o uso de cada uma por meio da junção delas.
O projeto vencedor, elaborado em 2021, mantém a abordagem de inclusão social. É o Voz Libras, aplicativo que irá capturar a voz de uma pessoa e traduzi-la, por meio de um avatar digital em 3D, para a Libras. “A pandemia da covid-19 trouxe mudanças no formato de educação, aulas tiveram de ser adaptadas para o ambiente virtual e isso dificultou o aprendizado de alunos com deficiência auditiva, por exemplo. Por isso, criamos uma ferramenta para mediar a interação entre aluno e professor”, diz o egresso do curso Técnico em Administração Gabriel Lucas Silva.
“Os tradutores atuais realizam sua função, mas com pequenas expressões, mostrando-se ineficientes para o acompanhamento efetivo dentro da sala de aula. O surdo necessita que haja expressão mais humana na transmissão de uma mensagem. E é isso que propomos no nosso projeto”, afirma a aluna do curso Técnico em Segurança do Trabalho e intérprete de Libras Heloísa Martins.
A etapa regional ocorreu em 1º de dezembro, no auditório do Senai Gama, e contou com uma equipe da escola que sediou o evento e outra do Senai Taguatinga. O grupo campeão recebeu troféu e medalha e terá a ideia incubada e financiada pelo Senai-DF. A equipe também garantiu vaga na etapa nacional do Inova Senai, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2022.
A segunda posição foi ocupada pelo projeto Sistema de Monitoramento Veicular (Simove), que é uma ferramenta online de gerenciamento de frota de cargas. Permite que sejam visualizadas informações financeiras sobre o transporte e localização em tempo real do veículo e oferece suporte especializado, além de gerar relatórios. Todas essas funções serão executadas por meio de um sensor instalado no caminhão e os dados são encaminhados para um aplicativo.
A ideia é de que o projeto conecte motoristas, veículos, fornecedores e empresas, assim poderá ser feita a contratação ou prestação de serviços de transporte de forma virtual.
Conheça as equipes:
Voz Libras
Lamarck Medeiros — Instrutor da área de Metalmecânica
Gabriel Lucas Silva Sena — Técnico em Administração
Heloísa Martins — Técnico em Segurança do Trabalho
Ítalo Gabriel Brito — Técnico em Eletromecânica
Simove
Lídia da Cunha Almeida — Instrutora da área Automotiva
Emanoel Freire — Técnico em Automobilística
Lucas Henrique Anjos — Técnico em Eletrotécnica
Rodrigo Rodrigues de Carvalho — Técnico em Automobilística