Senai-DF recebe seletivas nacionais da Worldskills 2022

A escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) está sediando provas das ocupações de Funilaria Automotiva e de Marcenaria de Estruturas da Worldskills 2022 — competição mundial de profissões técnicas. O primeiro colocado de cada modalidade representará o Brasil na 46ª edição da disputa mundial, que será em Shanghai, na China, prevista para ocorrer em outubro de 2022.Seletivas Worldskills 2021 FotoMoacirEvangelista 5

As seletivas que ocorrem na capital federal começaram na segunda-feira, 6 de dezembro, e terminam na sexta-feira (10). O primeiro dia foi de ambientação no local das avaliações para teste e organização de ferramentas. Ao longo da semana, os jovens realizam as etapas da prova e são avaliados constantemente, devendo cumprir as tarefas de acordo com padrões internacionais de qualidade. Assim, serão definidos os membros da delegação brasileira na WorldSkills 2022. Na sexta, às 17 horas, serão divulgados os resultados com transmissão ao vivo pelo canal da Fibra no YouTube.

Na WorldSkills, os competidores, de até 22 anos, precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizam no dia a dia na indústria ou no setor de serviços. A delegação brasileira será formada por alunos de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Cada seletiva dura, em média, 20 horas, divididas em até quatro dias de provas.

Na ocupação de Funilaria Automotiva, por exemplo, é preciso fazer a medição e a correção de peças de um veículo, substituir uma peça estrutural e outra fixa, reparar um painel e uma peça plástica. Cada fase tem um tempo para ser executada, que é medida ou julgada pelos avaliadores. “Seguimos um manual com padrões e escala de qualidade. É o acumulado da nota em cada critério que define o resultado”, explica o avaliador líder da área Wemerson Alves, que é instrutor da área Automotiva no Senai de Minas Gerais. Ele acredita que a WorldSkills dá visibilidade e grandes oportunidades profissionais aos estudantes. “O nível da competição é altíssimo, pois o competidor tem de desempenhar atividades de um especialista. É o que demonstra seu potencial e habilidades práticas. No mercado de trabalho, ele está dois passos à frente.”

Seletivas Worldskills 2021 FotoMoacirEvangelista 1Esta edição das seletivas sofreu impactos por conta da pandemia da covid-19. Os competidores do DF não puderam treinar em 2020 devido às restrições impostas pelo governo local, que fechou escolas para reduzir o risco de contágio. Por isso, o aluno do Senai-DF Paulino Ferraz (foto à esquerda), de 17 anos, que disputa a modalidade de Funilaria, teve de se adaptar as mudanças. “Nesse período eu assistia vídeos, fazia pesquisas na internet e videochamadas com o meu treinador. Foi a forma que encontrei para me preparar. É uma chance única e estou feliz em ter chegado até aqui, pois é fruto dos meus esforços”, diz, confiante.

Já na ocupação de Marcenaria de Estruturas, os competidores vão para uma semana de provas para desempate, uma vez que em outubro fizeram uma primeira seletiva e atingiram exatamente a mesma pontuação. Durante a semana, eles precisam desenhar e construir uma janela a partir de um projeto. “Avaliamos as habilidades com o uso de máquinas e de ferramentas manuais, além de aferirmos se as peças estão em conformidade com o exigido e se há qualidade e funcionalidade”, afirma o avaliador líder Waldemar Furbringer, que durante 21 anos foi instrutor de Marcenaria e Movelaria do Senai do Paraná.

Conheça os competidores e avaliadores:

Funilaria Automotiva

- Distrito Federal
Competidor – Paulino Ferraz de Sousa Neto
Avaliador – Valmir Tavares de Souza

- São Paulo
Competidor – Douglas Rodrigues da Silva
Avaliador – Paulo Renan Ferreira Molaia
Avaliador externo: Wemerson Alves

Marcenaria de Estruturas

- Minas Gerais
Competidor – Bruno Ferreira de Almeida
Avaliador – Bruno de Assis Coelho

- São Paulo
Competidor – Hugo Luiz Lombardi
Avaliador – Rui Lombardi Neto
Avaliador externo: Waldemar Furbringer

Competidores do Distrito Federal
Simultaneamente, além das competições no DF, há seletivas ocorrendo em Mato Grosso, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Em Cuiabá (MT), outros dois estudantes do Senai-DF disputam nas ocupações de Eletrônica e de Sistema de Drywall e Estucagem. As provas nacionais se estendem até março de 2022, com outras modalidades.

O Senai-DF tem 20 competidores em 18 ocupações. Os brasilienses competirão nas seletivas de Aplicação de Revestimento Cerâmico, Construção em Alvenaria, Design Gráfico, Eletricista Industrial, Eletricista Predial, Eletrônica, Funilaria Automotiva, Gestão de Sistemas de Redes TI, Instalações Hidráulicas e de Aquecimento, Jardinagem e Paisagismo, Movelaria, Pintura Decorativa, Segurança Cibernética, BIM (Modelagem de Informações de Construção), Sistemas de Drywall e Estucagem, Soluções de Software para Negócios, Tecnologia Automotiva e Tecnologia da Moda.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja a galeria de imagens:
Seletivas WorldsKills 2021-Ambientação

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST