Seletivas no DF classificam dois estudantes para Worldskills 2022
- Detalhes
- Criado: Sábado, 11 Dezembro 2021 14:46

A escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) realizou nesta sexta-feira, 10 de dezembro, a cerimônia de encerramento das seletivas das ocupações de Funilaria Automotiva e de Marcenaria de Estruturas para a Worldskills 2022 — competição mundial de profissões técnicas. Foram definidos os brasileiros que têm a chance de disputar a etapa nacional do torneio, que será em Shanghai, na China.
A confirmação da vaga para a competição está sujeita à manutenção da nota, que é feita por meio de simulados realizados até as vésperas da Worldskills, prevista para ocorrer em outubro do próximo ano. O primeiro lugar de Funilaria Automotiva ficou com o paulista Douglas Rodrigues da Silva e, na ocupação de Marcenaria de Estruturas, o lugar mais alto do pódio foi para o mineiro Bruno Ferreira de Almeida.
Desde segunda-feira (6), quatro estudantes do Senai dos estados de São Paulo, Minas Gerais e do Distrito Federal estavam participando de provas para definir quem iria integrar a delegação brasileira, sendo dois em cada modalidade. O primeiro dia foi de ambientação no local das avaliações para teste e organização de ferramentas. Ao longo da semana, os jovens realizaram as etapas da prova, em que eram avaliados constantemente, devendo cumprir as tarefas de acordo com padrões internacionais de qualidade.
“A Worldskills é uma oportunidade para o Senai fazer intercâmbio educacional e tecnológico com outros países e empresas para identificar o estado da arte das inovações e de competências educacionais. Já para os estudantes, contribui para que os ensinamentos sejam levados à níveis de excelência. A dedicação e o empenho adquiridos nos treinos permitem que o sucesso não fique apenas no ambiente de disputa. É algo para a vida.”, disse o professor Luiz Eduardo Leão, que é gerente de Tecnologias Educacionais do Senai.
No torneio, os competidores, de até 22 anos, precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizam no dia a dia na indústria ou no setor de serviços. Participam alunos de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Cada seletiva dura, em média, 20 horas, divididas em até quatro dias de provas.
Para o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, o preparo começa em sala de aula, nos cursos da instituição. “Os instrutores percebem aqueles que se destacam durante as atividades e estimulam a participação em competições internas e, assim, surge o interesse do aluno em querer um lugar em um grande torneio. O bom desempenho cria a necessidade de crescer. É um caminho construído a pequenos passos e muito esforço.”
Na ocupação de Funilaria Automotiva, os competidores foram avaliados ao medirem e corrigirem peças de um veículo, ao substituírem peças estrutural e fixa e ao repararem um painel e uma peça plástica. “Me preparei para o torneio por três anos, passei por três seletivas estaduais até chegar à nacional. O objetivo é manter os bons resultados para trazer o mundial para casa”, diz, emocionado, Douglas Rodrigues, de 20 anos. O jovem que teve a paixão por carro herdada do pai acredita que a sua colocação na competição é fruto de um trabalho árduo e desafiador.
O aluno de Marcenaria Estrutural Bruno Ferreira, de 19 anos, tomou gosto, como ele mesmo diz, pela área no próprio Senai. “Me matriculei no curso de Aprendizagem Industrial de Marcenaria para ter uma profissão e conseguir um emprego, mas me encantei pelos desenhos, corte, maquinário e planejamento. A partir daí e por influência do meu instrutor decidi competir. O resultado é o de hoje, poder representar meu País em uma competição. A felicidade não cabe em mim.” Ele teve de desenhar e construir uma janela a partir de um projeto. Foi uma prova de desempate, uma vez que em outubro fez uma primeira seletiva e atingiu exatamente a mesma pontuação do competidor Hugo Luiz Lombardi, de São Paulo.
Conheça os vencedores:
Funilaria Automotiva
Ouro: Douglas Rodrigues da Silva, de São Paulo - classificado para a WorldSkills 2022
Prata: Paulino Ferraz de Sousa Neto, do Distrito Federal
Marcenaria de Estruturas
Ouro: Bruno Ferreira de Almeida, de Minas Gerais - classificado para a WorldSkills 2022
Prata: Hugo Luiz Lombardi, de São Paulo
Competidores do Distrito Federal
Dois estudantes do Senai-DF disputaram seletivas na mesma semana, em Cuiabá (MT). Na ocupação de Eletrônica, Vitor Gledison Oliveira de Souza ficou em sexto lugar. Já na modalidade de Sistema de Drywall e Estucagem, João Pedro Cordeiro de Sousa ocupou o terceiro lugar. Na seletiva que ocorreu em Taguatinga, o aluno do Senai-DF Paulino Ferraz, que disputou a modalidade de Funilaria Automotiva, recebeu medalha de prata.
O Senai-DF tem 20 competidores em 18 ocupações. Os brasilienses competirão nas seletivas de Aplicação de Revestimento Cerâmico, Construção em Alvenaria, Design Gráfico, Eletricista Industrial, Eletricista Predial, Eletrônica, Funilaria Automotiva, Gestão de Sistemas de Redes TI, Instalações Hidráulicas e de Aquecimento, Jardinagem e Paisagismo, Movelaria, Pintura Decorativa, Segurança Cibernética, BIM (Modelagem de Informações de Construção), Sistemas de Drywall e Estucagem, Soluções de Software para Negócios, Tecnologia Automotiva e Tecnologia da Moda.
Veja a galeria de imagens:
Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF