Senai Taguatinga recebe mostra Expo Collections Brasília
- Detalhes
- Criado: Segunda, 20 Junho 2022 19:32
Até 28 de junho, a escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) recebe a Expo Collections Brasília, que reúne imagens, roupas e vídeos de desfiles do evento Spring Collections, ocorrido em 2021.
Este é o segundo ponto de parada da exposição, que teve início em 7 de junho, no Espaço Cultural Renato Russo. A mostra é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
Com o tema A Capital Transformada em Passarela, são apresentadas peças das marcas brasilienses Artesania, Confraria, Guilda, Jukaf, Kigraça, Louback Maison, Lu Garcia, Ponto 1, Rostand e Zinc, que desfilaram suas criações em dez pontos turísticos de Brasília, no Spring Collections.
Foram palco para os desfiles o Complexo Cultural Funarte, a Concha Acústica, o foyer do Teatro Nacional Claudio Santoro, o Memorial JK, o Museu de Arte de Brasília, o Museu Nacional da República, o Museu Vivo da Memória Candanga, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, a Superquadra da 308 Sul e a Torre de TV. As imagens são dos fotógrafos Sartory e Talitha Antunes.
De Taguatinga, a mostra seguirá para a escola do Gama do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), onde ficará de 4 a 12 de julho, também de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
A ação é realizada por RSC2, Lackman Ponto Com e Sindiveste-DF, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF). A Federação das Indústrias do DF (Fibra), o Sesi-DF e o Senai-DF estão entre os apoiadores. Imagens dos desfiles da Expo Collections Brasília e mais informações sobre a exposição estão disponíveis no site expo.collectionsbrasilia.com.br.
Oficinas das técnicas moulage e modelagem
Parte da programação da Expo Collections Brasília inclui oficinas de modelagem com papel e moulage — quando o processo de modelagem é feito direto no manequim. Profissionais selecionados pelo Sindiveste-DF ministram as aulas nos espaços em que a mostra passa. A seleção dos alunos também foi feita pelo sindicato.
Entusiasta da moda e estudante de arquitetura, Beatriz Vicentin (foto), de 26 anos, faz parte de um clube de costura e iniciou nesta segunda-feira a oficina promovida pela mostra no Senai Taguatinga. “Sempre gostei muito de costurar. Minha avó já foi costureira e minha mãe sabe fazer algumas coisas. Com a pandemia, eu e minha irmã decidimos levar esse hobby mais a sério, aprender a fazer a roupa que a gente quer”, contou, enquanto preparava a folha de papel pardo para a aula.
Durante as aulas, os alunos aprenderão a tirar medidas, riscar a modelagem, conferir se dimensões estão corretas e fazer o corte. A internacionalista Ângela Gonçalves, de 33 anos, aproveitará os conhecimentos para voltar a praticar costura. “Gosto de ver os detalhes das roupas, como barras e decotes. Às vezes, olho para um vestido na loja e penso: quero aprender a fazer”, explica ela, que conta já ter feito peças e vê na oficina uma chance para entender melhor o processo de criação. “Tenho uma máquina, mas ela está aposentada; quero voltar a usá-la.”