Senai Taguatinga sedia Semana Técnico-Pedagógica
- Detalhes
- Criado: Segunda, 06 Fevereiro 2023 18:51
Com o tema Humanidade Aumentada na Era Digital, começou nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, a primeira Semana Técnico-Pedagógica de 2023 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A programação, que ocorre na unidade de Taguatinga e segue até sexta-feira (10), conta com palestras, oficinas e workshops.
A iniciativa tem o objetivo de promover a integração da equipe técnico-pedagógica e de discutir assuntos como tecnologias educacionais, conduta na sala de aula, ambiente virtual e projetos da instituição.
O início da manhã do primeiro dia do encontro foi de descontração e de interação, incluindo apresentações musicais feitas por profissionais da equipe. Participam da programação técnicos, instrutores, supervisores, coordenadores e gerentes das escolas do Gama, do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), de Sobradinho e de Taguatinga.
O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, fez a abertura, destacando a importância da ação de planejamento para um ano letivo de sucesso. “Projetos inovadores e processos de educação de excelência se dão por meio do trabalho de estudo e pesquisas. O ensino técnico tem potencial para impactar e transformar vidas, por isso a entrega tem de ser de excelência.”
A gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva, também falou aos participantes. “A formação continuada permite levarmos qualidade para os nossos alunos, e é isso que a Semana Técnico-Pedagógica propõe. A equipe tem de estar atualizada com as melhores práticas de ensino, boas diretrizes pedagógicas e modernas ferramentas tecnológicas para atender os estudantes, com o objetivo final de aquecer e fomentar o mercado de trabalho”, disse.
O grupo assistiu a uma palestra que levou o nome do tema central do evento, ministrada pelo mestre em Educação Homero Reis (foto à direita), que elencou cinco quesitos para deixar o ambiente escolar mais humano. São eles: acesso à tecnologia, humanização de dados, consumo consciente e sustentável, parentesco digital (inclusão de comunidades globais de personas) e ativação de propósitos. “Só conseguimos atuar de maneira efetiva quando somos capazes de observar o mundo e interagir com diversos públicos, pois aprendemos mais quando estamos em grupo. A sala de aula não pode ser o palco do conhecimento do professor. É preciso saber compartilhar, escutar o estudante para que ele contribua de alguma forma para o ensino–aprendizagem.”
Reis também destacou a importância de aprender com cenários desafiadores. “Quem diria que a pandemia da covid-19 transformaria a maneira de dar aula, de incluir novas metodologias e de reformular conteúdos? Foi em meio ao caos que novas formas de ensino foram criadas. Isso é oportunidade.”
Na sexta-feira (10), a equipe técnico-pedagógica do Senai-DF fará uma visita guiada ao Sesi Lab — espaço que reúne arte, ciência e tecnologia em atividades interativas e experiências sensoriais. A iniciativa é dos Departamentos Nacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Senai.
Instrutor da área de Metalmecânica, Lamarck Medeiros participa de ações como a desta semana há nove anos. “A programação permite assistir a cases de sucesso e ensina a aplicar técnicas inovadoras, além de estreitarmos laços com os funcionários de outras unidades. Há sempre uma certeza de que aprenderei algo novo. Dessa vez, estou em busca de algo que potencialize o meu sistema de avaliação.” Ele dá aula no Senai Gama.