Sinduscon-DF promove encontro sobre a metodologia BIM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 10 Março 2023 13:35
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) realizou na noite dessa quinta-feira, 9 de março, o evento BIM: Construir Brasília, que reuniu representantes do governo e do setor produtivo locais, além de profissionais de engenharia e de arquitetura. O encontro foi no auditório do sindicato, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e abordou temas como projetos de infraestrutura em áreas urbanas e aprovação e contrato utilizando a metodologia BIM (building information modeling). O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF (ISTCC-DF) foi um dos apoiadores.
Traduzido do inglês, BIM significa modelagem de informação da construção. É um conjunto de tecnologias, de processos e de políticas integrados às fases de construção de uma edificação. O modelo inteligente permite que dados multidisciplinares sejam incorporados em diversas plataformas e ferramentas online. O resultado é uma representação digital de todo o ciclo de vida da obra, desde o projeto até a execução. Assim, é possível ter maior segurança.
“É preciso estar atento às mudanças tecnológicas e às inovações incorporadas à área da construção. Algumas ações são complexas e exigem estudos e discussões, por isso a iniciativa de realizar um debate acerca da implementação do BIM nas empresas e no setor público enriquece esse cenário de melhorias”, explica o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos.
Em 2020, foi publicado o Decreto n° 10.306, que estabelece a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da estratégia nacional de disseminação da metodologia.
Para a secretária executiva de Gestão e Planejamento do Território da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Janaina Vieira, a adoção da metodologia implicará a simplificação de aprovação dos processos de projetos e a melhoria de condições de trabalho e das entregas para a população. “O órgão está se preparando para uma mudança de cultura, com uma nova forma de elaborar projetos e, principalmente, de aprová-los. A aplicação da tecnologia é efetiva”, disse ao público do encontro.
Benefícios da metodologia BIM:
- maior produtividade;
- cronograma e orçamento assertivos;
- execução mais precisa;
- fluxo de trabalho transparente, colaborativo e aberto;
- adoção de uma linguagem comum para os processos;
- banco de dados que possibilita análises, simulações e extrações;
- atualizações automáticas em casos de modificações;
- ganhos em confiabilidade;
- menor incidência de erros, reduzindo custos e necessidade de aditivos; e
- segurança para a rastreabilidade em auditorias e em atualizações na operação e na manutenção da edificação.
Também participaram do encontro promovido pelo Sinduscon-DF a chefe da Unidade Especial de Projetos de Edificações e Urbanismo da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF, Clebiana Silva; o diretor da Verko Engenharia e representante do Sinduscon-DF no Conselho Administrativo do BIM Fórum Brasil, Ricardo Ferreira; o diretor da AltoQi e presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich; e as integrantes do BIM Colaborativo do Sinduscon-DF, as arquitetas Juliana Gehlen e Juliana Quinderê.
Consultoria em BIM
O ISTCC-DF tem no portfólio de serviços uma consultoria de implementação do BIM. São três etapas. A primeira conta com uma pesquisa de maturidade do negócio, levantamento de dados e planejamento estratégico. A segunda fase é de treinamento para uso da metodologia e mentoria de projeto-piloto. Já a terceira trata da capacitação em ferramentas 4D e 5D, além do acompanhamento da obra.
“A consultoria é personalizada de acordo com o perfil e o tipo de empreendimento. Trabalhamos em três frentes: design, construção e operação. O objetivo é desenvolver estratégias que reduzam erros e tragam ganhos para o projeto”, explicou o arquiteto e analista em BIM do ISTCC Marcos Rocha ao público do evento.
Os interessados em contratar o serviço do Senai-DF devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..