Alunos olímpicos são recebidos na casa da indústria
- Detalhes
- Criado: Terça, 23 Março 2010 18:58
Depois de garantir para o Distrito Federal a melhor participação na história da Olimpíada do Conhecimento, os 21 alunos do Senai-DF foram recebidos hoje, com café da manhã, pelo presidente Antônio Rocha, na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Rocha, que também está a frente do Conselho Regional do Senai-DF, recepcionou os competidores com honras de campeões. “Somos uma cidade que ainda não tem uma indústria forte e, ainda assim, já tivemos o melhor resultado da nossa participação na Olimpíada, graças ao talento e ao desempenho de vocês”, discursou Rocha, que também fez questão de cumprimentar, pessoalmente, os alunos.
O diretor geral do Senai Departamento Nacional, José Manuel Martins, também participou do café da manhã. Segundo ele, o saldo positivo do resultado do DF na Olimpíada reflete uma clara mudança nos rumos da competição. “O DF, assim como outras equipes, caminharão para mais perto da liderança de medalhas na 7ª edição da Olimpíada. São Paulo não continuará mais sempre à frente”, sinalizou Martins. O diretor lembrou, ainda, que a Olimpíada do Conhecimento - hoje a maior competição de educação profissional das Américas -, começou em Brasília, em 2001, com o apoio da Fibra. Essa é, também, a primeira visita do diretor geral a uma federação após o término da Olimpíada, no último dia 15 de março.
Primeiro lugar na ocupação Jardinagem e Paisagismo, a aluna Daiane Aureliano discursou em nome dos competidores. “Tudo o que vivemos no Rio Centro, como a pressão e a concorrência são exatamente aspectos que iremos enfrentar lá fora, no mercado de trabalho. E, com certeza, a Olimpíada nos preparou com excelência para esse novo momento de nossas vidas”, disse, em discurso.
Para Kalébio José de Carvalho, ganhador da medalha de prata na ocupação Marcenaria, as últimas semanas têm sido de descanso, mas sem perder a concentração para a próxima etapa, o WorldSkills, em Londres. “Tenho descansado bastante. A semana de competição, apesar de prazerosa, foi muito cansativa. Mas já quero entrar no ritmo de novo e voltar a treinar para conseguir ir para o mundial, que é hoje o meu principal objetivo”, contou.
Além dos 21 competidores, participaram do café da manhã os instrutores, a equipe da educação do Senai-DF e os presidentes de sindicatos filiados à Fibra. Na ocasião foi lançada, também, a segunda edição da revista Vitrine de Talentos – Dia a dia de uma grande competição, editada pela Unidade de Comunicação e Marketing do Sistema Fibra, que conta a trajetória da delegação brasiliense na competição. A primeira edição foi publicada enquanto os alunos competiam no Rio de Janeiro.
Os jovens estudantes também foram presenteados, cada um, com um laptop.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom