Reciclagem é tema de palestra na Semana da Indústria e do Meio Ambiente

31 5 2023 Semana do ambeinte senai Gama fotos Bruno Frauzino 12“O que é lixo para você?” Essa foi a pergunta que abriu a palestra A Importância da Sustentabilidade e da Reciclagem no Ambiente Social, na escola do Gama do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A atividade é parte da programação em alusão ao Dia da Indústria (25 de maio) e ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), que inclui também as escolas da instituição no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Sobradinho e em Taguatinga.

A apresentação a alunos do Gama foi conduzida pelo analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Júlio Campos. A autarquia, do governo do DF, é responsável pela gestão da limpeza urbana e do manejo de resíduos sólidos na capital do País.

Após lançar o questionamento aos estudantes, ele explicou que o termo lixo é utilizado para definir materiais inúteis ou sem valor. “Pela valorização econômica que tem, podemos reconceituar o lixo como resíduo e como rejeito. O que você consegue reaproveitar é considerado resíduo; o que você não consegue, rejeito”, disse. “Para muitas pessoas, lixo é algo para colocar fora de casa e depois não se preocupar mais. É preciso entender para onde vai o resíduo para poder pensar melhor em como descartá-lo”, completou.

Entre os assuntos abordados por ele estavam coleta seletiva, tipos de resíduo, localização das unidades operacionais do SLU e diferenças entre aterro sanitário e lixão.

Aluna do curso de Costureiro Sob Medida – Modelagem, Corte e Costura, a aposentada Nilma Leite, de 65 anos, observava atenta à palestra. “Eu achei totalmente pertinente. Inclusive, enquanto ele falava, eu anotava no celular o que eu considerava importante”, conta.

Na plateia, também estava Celso Oliveira, de 40 anos, que faz o curso de Eletricista Instalador Residencial. Ele mora em uma chácara e já coloca em prática algumas ações sustentáveis, como a compostagem. Na palestra, chamou a atenção entender melhor o caminho percorrido pelos materiais descartados pelos moradores do DF. “Até então, a ideia era de que o lixo ia totalmente para o aterro e se degradava lá. Entender como a usina trabalha e como o lixo retorna em forma de adubo foi interessante”, diz o motorista por aplicativo sobre a produção de composto orgânico pelo SLU.

1 6 2023 Semana do ambeinte senai taguatinga fotos Bruno Frauzino 2Workshop
Já no Senai Taguatinga, a noite de 1º de junho foi de prática para estudantes de duas turmas do curso de Desenvolvedor Java. Os instrutores de Tecnologia da Informação Adriana Falcomer, Alex Machado, Bruno Dias e Michel Oliveira ministraram o Workshop Bootcamp – A Indústria 4.0 e a Sustentabilidade.

“Falamos sobre os pilares da indústria 4.0 e sobre as tecnologias habilitadoras, que são aquelas que estão vindo a partir dela e caminham para o que virá a ser a indústria 5.0”, explica Adriana. Após a imersão no tema, divididos em grupos, os alunos precisaram criar uma startup e desenvolver uma solução para um problema real.

“A nossa proposta foi utilizar os pilares para buscar respostas sustentáveis para a nossa sociedade. Isso coloca os alunos em uma postura de agentes de transformação, em que eles conseguem produzir soluções sociais”, completa a instrutora.

1 6 2023 Semana do ambeinte senai taguatinga fotos Bruno Frauzino 12Com base na inteligência artificial e na inteligência das coisas, o grupo do aluno Fernando Moura, de 39 anos, pensou na utilização de câmeras para ajudar na manutenção de vias. “A ideia principal era utilizar carros que já têm câmeras, como os de aplicativos de viagem; a pessoa faria o percurso normalmente e a câmera captaria imagens de locais em que ela perceberia a necessidade de mudança. A inteligência artificial identificaria irregularidades no asfalto, como postes quebrados e fiação com necessidade de manutenção”, detalha.

Semana da Indústria e do Meio Ambiente
A programação teve início em 25 de maio e segue até esta sexta-feira, 2 de junho. Além de palestras e workshops, os alunos das quatro escolas do Senai-DF participaram de visitas técnicas e exposições. “Pensamos em levantar questões de sustentabilidade e meio ambiente para que os estudantes ampliem o entendimento de que isso deve fazer parte do dia a dia da indústria, do mercado de trabalho e da profissão deles”, ressalta a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.

“Estruturamos a programação da semana com base nos conceitos de ESG. São conhecimentos transversais, que eles conseguem trabalhar de forma direcionada e aplicada em cada atividade técnica que eles forem desempenhar”, avalia. Do inglês environmental, social e governance, a sigla ESG diz respeito à sustentabilidade empresarial e surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global das Nações Unidas em parceria com o Banco Mundial.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Bruno Frauzino/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja a galeria de fotos:
Semana do ambeinte senai

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST