Pessoas da Venezuela recebem certificados de qualificação profissional do Senai-DF em parceria com a OIM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 31 Agosto 2023 15:32
Vinte e seis pessoas venezuelanas e migrantes de outros países vizinhos ao Brasil estão qualificadas profissionalmente como assistentes administrativos. Elas agora têm em mãos o certificado do curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). São pessoas beneficiadas pelo projeto Administrando Oportunidades, parceria entre o Senai-DF e a OIM, Agência da ONU para as Migrações.
O curso de Assistente Administrativo, com carga-horária de 200 horas, teve como objetivo capacitar profissionais para a execução de rotinas administrativas em áreas como produção, recursos humanos e logística. Procedimentos de trabalho e normas da qualidade, saúde, segurança e meio ambiente também foram contemplados no programa educativo.
“O certificado do Senai é uma conquista a mais para mim e pode me ajudar no mercado de trabalho. Aprendi um pouco mais de português com as aulas específicas, que é algo difícil para nós”, conta o peruano Hernan, de 37 anos, que está no Brasil há um ano e trabalha como ajudante de motorista.
As atividades realizadas ao longo do curso, como a proposta de soluções para negócios fictícios, serviram de inspiração para Keila. A venezuelana de 34 anos, sendo três no Brasil, aproveitou parte da ajuda de custo de R$600,00, recebida ao longo da capacitação, para já começar a empreender na venda de empanadas com a cunhada, que também foi sua colega. “No futuro, queremos crescer ainda mais. Com esse curso, aprendemos como administrar o negócio e como podemos solucionar problemas”, completa Katherine, de 30 anos.
“A inserção laboral é um dos principais objetivos quando falamos em integração da população migrante economicamente vulnerável. As pessoas que chegam ao Brasil desejam se estabelecer no mercado de trabalho e quando elas se capacitam, elas se sentem mais fortalecidas para isso. Nessa parceria com o Senai facilitamos esse processo”, destaca a coordenadora de projetos da OIM Thais La Rosa.
As aulas foram ministradas na Igreja Batista no Lago Sul, parceira do Senai-DF na iniciativa, de segunda a sexta-feira, nos turnos vespertino e noturno.
“Este é o segundo ciclo de parceria com a OIM, iniciada com o programa Inclusão Sem Fronteiras, que promoveu a certificação e a qualificação profissional de pessoas migrantes. O atendimento a esse público é um compromisso do Senai, que tem o Programa Senai de Ações Inclusivas, o Psai”, explica a gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Luciana Coelho.
Inclusão Sem Fronteiras
O Programa Inclusão Sem Fronteiras foi executado de agosto de 2020 a janeiro de 2022, como uma iniciativa da OIM, em parceria com a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e com o Senai-DF. O público-alvo do projeto visava a população venezuelana e migrantes vulneráveis de países vizinhos ao Brasil. Ao todo, o Senai-DF entregou 187 certificados de cursos de qualificação e 176 de iniciação profissional, além de reconhecer o conhecimento de 10 pessoas por meio de Certificação de Competências.
Psai
O Psai atende, com educação profissional, pessoas que estão à margem da sociedade ou em situação de vulnerabilidade social — por questão de deficiência, gênero, idade, raça, etnia ou nacionalidade. O respeito à diversidade e a promoção da equidade de oportunidades entre todas as pessoas no processo de desenvolvimento laboral são norteadores do programa.
OIM
Criada em 1951, é o principal organismo intergovernamental no campo da migração e trabalha em estreita colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não governamentais. Contando com 175 Estados-membros, 8 Estados observadores e escritórios em mais de cem países, a OIM dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna para o benefício de todas as pessoas.
Essas iniciativas de integração socioeconômica são realizadas no âmbito do projeto “Oportunidades”, implementado pela OIM com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).