Senai-DF recebe visita de representantes da GIZ no Brasil
- Detalhes
- Criado: Sexta, 02 Fevereiro 2024 11:44

A unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) recebeu na noite de quarta-feira, 31 de janeiro, a visita técnica de representantes no Brasil da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH). Foi realizada uma reunião de alinhamento estratégico e, em seguida, uma visita guiada pela escola, em que os representantes da GIZ tiveram a oportunidade de conversar com alunos.
A GIZ é uma agência alemã de cooperação internacional na área de desenvolvimento sustentável que presta apoio técnico ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima na execução do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (hidrofluorcarbonetos). Para o treinamento de profissionais da área de serviço no Distrito Federal, a GIZ fechou parceria com o Senai-DF, que oferece gratuitamente o curso de treinamento e capacitação de mecânicos e técnicos em sistemas de refrigeração comercial e ar-condicionado dos tipos split e janela.
Em 32 horas de aulas, profissionais que já atuam na área de refrigeração são preparados para a contenção de vazamentos de fluidos frigoríficos, atividades de manutenção preventiva, detecção de vazamentos, registro de dados técnicos e operação adequada, além do recolhimento, da reciclagem e do manuseio correto dos fluidos. Com esses conhecimentos, podem contribuir para a redução de gases na atmosfera.
“O Senai sempre tem nos apoiado nessa jornada e, para nós, é muito importante essa parceria — para chegar ao aluno, ao nosso público-alvo, ao técnico de campo, que pode fazer a diferença. Porque as boas práticas precisam ser aplicadas em campo”, destaca a consultora da GIZ e gerente do projeto, Stefanie von Heinemann.
“Não adianta a gente falar de contenção de vazamentos, redução de consumo do HCFCs, sem a contribuição do profissional, que tem que realmente saber aplicar as boas práticas e manusear de forma segura os fluidos refrigerantes. O Senai, com toda a infraestrutura técnica, laboratório, corpo docente, é um multiplicador superimportante para o programa”, acrescenta a gerente, que foi recebida pelo coordenador de Projetos do Senai-DF Diego Albuquerque, pela coordenadora pedagógica do Senai Taguatinga, Paula Galdina e Silva, pelo gerente operacional do Senai Taguatinga, Keison Souza, e pelo consultor técnico Especialista em Climatização e Refrigeração, Wendell Santos.
Menos danos ambientais e maior eficiência energética
As primeiras turmas do curso foram em 2017. Em 2020, em razão da pandemia de covid-19, novas turmas foram suspensas e o curso foi retomado no início deste ano. De 10 a 19 de janeiro, 16 alunos foram certificados. Ao todo, o Senai-DF já preparou 144 profissionais em 14 turmas. No momento, 15 alunos passam pela capacitação e, nos próximos meses, há previsão de abertura de turmas.
“Os alunos não tinham conhecimento das questões ambientais. Com essa ciência do dano que um pequeno vazamento traz para o meio ambiente, eles saem com outra motivação”, analisa Stefanie.
O Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs tem o objetivo de cumprir compromissos assumidos pelo País no âmbito do Protocolo de Montreal. Na primeira etapa do programa, o foco foi o congelamento do consumo desses gases; agora, o objetivo é a redução da emissão.
A adoção de simples práticas por profissionais da área de refrigeração não só traz benefícios ao meio ambiente como qualidade aos serviços de instalação e de manutenção, proporcionando aos sistemas maior vida útil e maior eficiência energética.