Primeiro ciclo de 2024 do Renova-DF se inicia
- Detalhes
- Criado: Quarta, 06 Março 2024 08:18

Na manhã dessa terça-feira, 5 de março, 1.490 pessoas iniciaram a participação no Renova-DF — é o primeiro ciclo de 2024 do programa. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), o Renova-DF é uma das ações do governo local para combater o desemprego, qualificando pessoas no curso de Auxiliar de Manutenção, ao mesmo tempo em que recupera equipamentos públicos.
A abertura das atividades ocorreu no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. Lá, os novos alunos participaram da aula inaugural, em que foram orientados em relação às regras do programa. Nos próximos dias, participarão de capacitações sobre segurança do trabalho na construção. Só então estarão liberados para iniciar as aulas práticas nos pontos de intervenção pela cidade.
A carga horária é de 240 horas, em cerca de três meses. A cada 80 horas de aulas concluídas no Senai-DF, o aluno recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.412). Em contrapartida, as turmas colocam o aprendizado em prática reformando espaços públicos como praças, quadras esportivas e pontos de ônibus.
Acompanharam o lançamento do primeiro ciclo do ano a vice-governadora Celina Leão, o deputado distrital Robério Negreiros (PSD), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira, e o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.
A vice-governadora, primeira a falar aos alunos, os incentivou a acreditar na mudança de vida por meio do programa. “Através desse curso eu já vi muitas pessoas conseguirem um emprego, pagarem uma universidade e, inclusive, gerarem emprego para outras pessoas”, destacou Celina.
O diretor regional do Senai-DF fez menção ao reconhecimento nacional e internacional da instituição e ao diferencial de carregar o nome do Senai no currículo. “O Senai é a maior instituição de educação profissional no Sul do mundo, tem reconhecimento pela ONU [Nações Unidas] com a questão de formação. Um diploma do Senai, que vocês terão daqui a três meses, é um passaporte para o mercado de trabalho. Certamente é um diferencial que vai ser importante para vocês frente à concorrência”, disse Marco Secco.
Para o deputado Robério Negreiros, o Renova-DF é uma abertura de portas para demais qualificações. “Quem quiser seguir a carreira pode buscar no Senai as qualificações de pedreiro profissional ou carpinteiro, por exemplo. Emprego tem a rodo nessa área, o que falta é a qualificação”, defendeu o deputado distrital.
Por fim, para fechar a cerimônia de lançamento, o secretário Thales Mendes definiu o programa com as palavras oportunidade e inclusão. “É oportunidade para todos aqueles que queiram ter uma nova profissão, que queiram aprender uma nova atividade. A segunda palavra é inclusão, em que normalmente o segmento da construção é dominado por homens. Hoje, em Brasília, nós mudamos essa realidade. A maioria do Renova é composto por mulheres. Grande parte dos nossos alunos são pessoas que já passaram dos 60 anos. Não é só um programa para jovens, é um programa de inclusão social, mostrando para as pessoas que a idade não é uma barreira, e que qualquer pessoa, independentemente da sua condição social, idade, cor, da sua origem e de qualquer outra situação, pode participar de um programa de qualificação profissional”, finalizou o secretário.
Veja a galeria de fotos: