289 empresas recebem certificados do DF+

22 5 2024 Entrega de certificados DF Senai Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 50A Fundição Ferraz, que funciona Samambaia, tinha alto consumo de energia elétrica — era uma conta de R$ 8 mil por mês. Hoje, essa despesa é de cerca de R$ 2 mil, segundo o proprietário, Valtomir Martins. “Se eu tenho mais eficiência de energia, consigo utilizar bastante o meu equipamento sem gastar tanto e, assim, produzir mais”, diz.

A empresa, que trabalha com ligas de alumínio e zamac, aumentou sua produtividade e eficiência energética ao passar por consultorias gratuitas do programa DF+. Realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), a iniciativa busca aumentar a produtividade, a inovação e a eficiência em processos produtivos.

O DF+ foi idealizado em 2019 e a operação começou em 2020. A metodologia está dividida em três vertentes: DF+ Produtivo, DF+ Avançado e DF+ Eficiente. Desde o início dos atendimentos, foram finalizadas 315 consultorias, em mais de 37 mil horas de atendimento. Na quarta-feira, 22 de maio, foi realizada no Senai Taguatinga uma cerimônia para a entrega de 289 certificados — 277 do DF+ Produtivo e 12 do DF+ Eficiente.

No evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, afirmou que o governo tem o papel central de induzir as empresas a adotar novos processos e novas tecnologias. “Quando a gente fala de política industrial, percebe que a produtividade é um elemento central, e o Brasil ainda está muito atrás. Um dos motivos desse baixo índice de produtividade é a necessidade de adoção de novas tecnologias em processos e produtos”, disse.

O diretor-presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior, reforçou: “A produtividade, que, no conceito é fazer mais com menos, não vai tirar os postos de trabalho de ninguém, mas aquelas empresas que não se adaptarem, que não melhorarem seus processos produtivos, vão ser substituídas efetivamente”.

Presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar destaca a importância do investimento em ações como o DF+ para o desenvolvimento da indústria local e para a competitividade dos negócios. “Sem produtividade, você não compete, seu custo é mais elevado, a sua capacidade de entrar em mercados é limitada. Infelizmente, muitos empresários têm medo de mudança, mas temos que quebrar essa barreira. Produzir mais com menos, com qualidade, é fundamental para competir nos mercados interno e externo”.

O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, representou o governador Ibaneis Rocha no evento. “Só a eficiência já justifica o investimento, imagine a qualificação [do empresário] e aprontar o seu produto para o mercado competitivo como está hoje! Isso não é gasto, é investimento. E nós vamos continuar investindo no desenvolvimento da indústria do Distrito Federal”, afirmou.

22 5 2024 Entrega de certificados DF Senai Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 70Durante o evento, empresas que passaram pelo programa expuseram seus produtos. Entre elas, a Ikê Pedras, especializada em pedras naturais e mosaico de pedras. “Com o auxílio do programa, conseguimos enxergar coisas que não eram tão visíveis”, destaca o supervisor de produção da empresa, Paulo Ricardo Vieira, sobre a consultoria. “A gente implementou uma linha de produção para o nosso mosaico. Antes as pessoas praticamente faziam o mesmo trabalho; agora, uma pessoa monta uma parte do processo, a outra monta a outra parte, até finalizar. Isso trouxe eficiência para o nosso trabalho”, detalha.

Entenda as consultorias do DF +
DF+ Produtivo — A empresa recebe consultoria de 120 horas, executada em cerca de três meses. Durante o processo, o consultor do Senai-DF identifica oportunidades de melhorias nos processos produtivos, sincroniza a demanda e o tempo de processo e reconhece as atividades que agregam valor do ponto de vista do cliente e da melhoria contínua.

DF+ Avançado – A empresa é introduzida à indústria 4.0 em uma consultoria de 160 horas, com implementação de monitoramento do processo produtivo em tempo real, por meio de sensoriamento e conectividade. A adesão ao DF+ Avançado também é gratuita, mas, nesse caso, a empresa já deve ter realizado programa de manufatura enxuta (DF+ Produtivo) e é necessária a aquisição de hardware e de software para implementação dos novos processos.

DF+ Eficiente — O foco é na eficiência energética. Em 140 horas de trabalho, os consultores do Senai-DF fazem análises e intervenções para reduzir o consumo de energia da empresa de forma individual, de acordo com as particularidades de cada negócio.

Como participar
As empresas interessadas precisam fazer uma autoavaliação no portal maturidade.senai40.com.br. Um consultor do Senai-DF entrará em contato para confirmar a adesão ao programa ou detalhar os motivos de ela não poder participar. É necessário, por exemplo, que haja processo produtivo.

https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/senai-40/

Para mais informações, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF pelo (61) 4042-6565, acesse o site do Senai-DF em www.sistemafibra.org.br/senai ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja a galeria de fotos:
Entrega de certificados do DF+

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST